Embrapa recomenda Boas Práticas Agrícolas no cultivo do cupuaçu
18/12/2012 – O cupuaçu é uma das frutas nativas mais importantes da Amazônia e atualmente sua plantação é considerada uma atividade rentável, especialmente para a agricultura familiar. A crise vivida hoje no mercado, porém, exige repensar toda a cadeia produtiva, o que inevitavelmente, leva o produtor a adotar novas práticas em seu sistema de produção.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Como parte da solução para o problema, a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) recomenda a adoção de Boas Práticas Agrícolas (BPAs), visando ao desenvolvimento de uma agricultura sustentável do ponto de vista técnico, ambiental, social e econômico, com a produção de um alimento seguro e com melhor qualidade.
A adoção das BPAs envolve a utilização de materiais resistentes, poda fitossanitária, adubação e vários cuidados que fazem a diferença no plantio e causam impacto positivo na produtividade. Além disso, é essencial a utilização de mudas de alta qualidade. Para adquirir estas mudas, o produtor deve procurar, junto ao Ministério da Agricultura, os viveiristas credenciados que fazem a produção das mudas do cupuaçu.
Saiba mais sobre as boas práticas no cultivo do cupuaçu ouvindo o ‘Prosa Rural’, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Ouça o Programa ‘Prosa Rural’, clique aqui.
Fonte: Embrapa