Embrapa vai premiar contribuições na área de Tecnologias Florestais


18/03/2011 – A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está com inscrições abertas até o próximo dia 21 de março para os interessados em concorrer ao Prêmio “Frederico de Menezes Veiga”, edição 2011.

O Prêmio contemplará dois pesquisadores – um da Embrapa e outro de instituição parceira do sistema de pesquisa – que tenham se destacado com obras científicas ou tecnológicas de reconhecido valor ou que tenham se dedicado a gerar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura.

O tema deste ano “Tecnologias Florestais para Sustentabilidade dos Biomas” se deve ao direcionamento de se conhecer e discutir melhor a temática florestal, somado ao fato da Organização das Nações Unidas (ONU) designar 2011 como Ano Internacional das Florestas.

As pesquisas realizadas e as tecnologias geradas devem buscar conservar esse imenso patrimônio florestal e ambiental, transformando em realidade princípios como conservação e desenvolvimento sustentável.

 

Indicação

 

As instituições poderão indicar os candidatos por meio do site até o dia 21 de março. Poderão fazer indicação a Diretoria Executiva, as Unidades Centrais e Descentralizadas da Embrapa, as instituições do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária – SNPA ou outras vinculadas à Embrapa por convênio, bem como Universidades, Sociedades Científicas e quaisquer outras ligadas ao desenvolvimento de Ciência e Tecnologia.

 

A seleção dos candidatos será realizada em duas fases. Na primeira, a Comissão de qualificação terá como objetivo analisar todas as indicações sob o ponto de vista do mérito técnico, baseada nas contribuições mais relevantes e no currículo dos indicados, além de encaminhar à Comissão Julgadora uma lista reduzida de indicados. Na segunda fase, a Comissão Julgadora terá que indicar um nome para representar a Embrapa e um nome para representar as Instituições Parceiras da instituição.

 

Prêmio Frederico de Menezes Veiga

 

O Prêmio Frederico de Menezes Veiga foi instituído pela Embrapa em 1974. É concedido, anualmente, àqueles que no campo da pesquisa agropecuária tenham se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor ou se dedicado a produzir trabalho que signifique efetiva e marcante contribuição ao desenvolvimento agropecuário nacional.

 

O Prêmio ao longo destes 37 anos recebeu um total de 282 indicações de pesquisadores renomados, integrantes do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária – SNPA, sendo 115 da Embrapa e 167 das Instituições Parceiras. Foi concedido a 95 pesquisadores, sendo 48 da Embrapa e 47 das parceiras. O Prêmio é individual, indivisível e pode ser outorgado post mortem. Uma vez agraciado com o Prêmio, não poderão recebê-lo novamente.

 

Desde 1992 o Prêmio Frederico de Menezes Veiga passou a ser concedido a 02 (dois) pesquisadores por ano, sendo um da Embrapa e outro de instituição parceira do sistema de pesquisa.

 

Premiação

 

O prêmio consiste em uma peça de arte simbólica, um diploma alusivo ao fato e a uma importância em dinheiro. Para o ano de 2010, foi de cerca de R$ 98.5 mil.

Os interessados podem acessar o site www.premiofmv.com.br para realizar sua indicação eletronicamente.

 

Redação: Anamaria Leventi

Edição: Fábio Guimarães – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *