Embrapii terá R$ 1 bilhão para pesquisas direcionadas ao setor produtivo


20/03/2013 -Parte significativa das medidas de incentivo à inovação é a consolidação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que até aqui funcionou na forma de um projeto piloto e, agora, ganha um novo modelo institucional, funcionando como organização social.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O objetivo dessa que é tratada como uma ‘Embrapa da indústria’ é fomentar o processo de cooperação entre empresas e instituições tecnológicas ou instituições de direito privado sem fins lucrativos, voltadas para a pesquisa e desenvolvimento (P&D). Quando foi gestada, previa-se que a empresa funcionaria como um canal de investimentos a pesquisas que tivessem relação direta com necessidades práticas do setor industrial.

Como destacou a presidenta Dilma Rousseff, é clara a necessidade de melhorar a qualidade dos investimentos públicos nessa área. "Em outros países temos investimento privado maior, mas foi mostrado o quanto do investimento público resulta em investimento privado, como se fosse uma visão da produtividade do investimento público na geração de tecnologia, e acho que o nosso é baixo".

"A Embrapii precisa dessa relação estreita entre empresa e órgãos do governo responsáveis pela inovação, com órgãos de pesquisa, laboratórios, ainda mais do que foi a Embrapa. Essa Embrapa da indústria terá um papel fundamental, será local de articulação de nossas ações e isso fará muita diferença", completou a presidenta.

Os principais objetivos da empresa, conforme enunciados pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, são:

1) Promover estratégias de inovação decorrente das demandas empresariais, fortalecendo a produtividade e a competitividade da indústria;

2) Estimular instituições de PD&I a realizar prospecção de projetos empresariais e arranjos cooperativos para inovação;

3) Estabelecer um ambiente favorável à formação e capacitação de recursos humanos por meio da implantação dos Polos de Inovação.

Para tanto, a Embrapii terá R$ 1 bilhão para investimentos em 2013 e 2014 – recursos principalmente oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Fonte: Jornal da Ciência

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • CAIXA DE SUGESTÕES FAPEAM

    qrcode_baner_decon_ouvidoria

  • Dados Abertos Fapeam

    banner_lateral

  • tela-inicial-site

  • pos_graduação_stricto_sensu_banner-lateral-site

  • banner-site--revista(1)

  • BANNER-SITE-PROTOCOLO-e1656689607339

  • Acesso à Informação

  • Sem título

  • banner-pesquisa-de-satisfacao (1)

  • falaBr-New