Empreendedorismo e inovação: Ciclo de palestras aborda ações de aporte financeiro à inovação no Amazonas
Ações da Fapeam na promoção do empreendedorismo e inovação no Amazonas foram apresentadas pela diretora técnico-científica da Fundação, Andrea Waichman
A segunda rodada do Ciclo de Palestras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sobre “Empreendedorismo e Inovação”, realizada na terça-feira (22/03), destacou os investimentos do governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) no ecossistema de inovação, especialmente no interior do Amazonas.
Cerca de 120 pessoas, entre professores e estudantes, membros de startups e integrantes de incubadoras, participaram da atividade que contou com uma palestra ministra pela diretora técnico-científica da Fapeam, Andrea Waichman.
Na ocasião, a diretora apresentou os programas da Fundação para concessão de aporte financeiro para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas no Amazonas, bem como para alavancar o ecossistema de inovação no Estado.
“O ciclo de palestras é interessante porque mobiliza não só a comunidade acadêmica, mas também os atores envolvidos no sistema local de inovação. Muitas vezes, as pessoas desconhecem quais são as oportunidades, desconhecem como apresentar um projeto inovador e como fazer com que a inovação efetivamente chegue ao mercado. Então, o ciclo de palestras contribui para que as pessoas conheçam os caminhos para transformar as ideias em um bom negócio”, disse Waichman.
De acordo com o estudante do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Ifam), Enzo Taylon, saber como projetar as ideias para constituição de um negócio lucrativo é o desafio dos jovens empreendedores e a realização do ciclo de palestras auxiliou na construção do conhecimento, especialmente para micro e pequenos empreendedores.
“O evento está sendo ótimo para ampliar nossa visão de trabalho, principalmente para nós que estamos no terceiro ano e estamos indo para o ‘mundo dos negócios’. As palestras têm influenciado o nosso modo de pensar sobre o que vamos fazer no futuro, sobre como vamos atuar no mercado. O despertar para o empreendedorismo ocorreu em uma das disciplinas do Ifam. Nossa turma teve a oportunidade de criar uma empresa e administrá-la. Foi uma experiência enriquecedora e queremos continuar a empreender”, disse o estudante.
Além de Enzo, mais de 60 estudantes dos ensinos Médio e Superior do Ifam, Campus Zona Leste, também acompanharam as palestras. Na avaliação do professor e representante da Ayty – Incubadora do Ifam, Marcelo Lobo, o ciclo de palestras é o momento de sensibilização acadêmica sobre o tema.
“A importância desse tipo de palestra é justamente sensibilizar a comunidade tanto interna como externa. Os alunos têm gostado das palestras, primeiro porque quebra um pouco a rotina de sala de aula e tem a questão da novidade. Eles vêm até aqui, discutem um assunto novo, temas que talvez passem despercebidos e, agora, estão sendo tocados e sensibilizados. Talvez daqui saiam ideias para grandes negócios”, disse Lobo.

A ideia do ciclo de palestras é desenvolver novos negócios e não apenas munir os estudantes de informação.
Aplicando o conceito
Para as sócias Monise e Suane Viana, contempladas no programa Sinapse da Inovação da Fapeam, as palestras têm contribuindo para tomadas de decisões referentes ao negócio que está em desenvolvimento no âmbito do programa. “Vamos usar essas ferramentas. Conhecer o sistema de inovação também tem sido fundamental para as tomadas de decisão no nosso projeto”, disse Suane Viana.
De acordo com o coordenador da Incubadora de Empresas da UEA e responsável pela elaboração do ciclo de palestras, professor Sálvio Rizzato, a ideia do projeto é desenvolver novos negócios e não apenas munir os estudantes de informação.
As palestras servem para indicar para onde os alunos devem direcionar suas ideias inovadoras e engajá-los nesse projeto.
“O mercado tradicional não absorve ideias muito inovadoras, porque as empresas não querem arriscar, e esses alunos querem montar um negócio, mas não sabem o passo a passo. O ciclo de palestras veio para ajudar nesse fomento do espirito empreendedor. A participação dos alunos tem sido tímida, mas saindo daqui eles saem mais seguros de que pode ser uma nova opção de carreira. Queremos fazer um novo ciclo de palestras no próximo semestre e aumentar a interação dos estudantes”, disse o professor.
Francisco Santos / Agência Fapeam
Fotos: Lana Santos / Agência Fapeam