Empresa amazonense conquista o prêmio máximo da Inovação no Brasil
21/12/2012 – A empresa Pentop do Brasil conquistou, em Brasília, o Prêmio Finep de Inovação, na etapa nacional, na Categoria Tecnologia Assistiva. Este é o prêmio máximo da Inovação no Brasil, que reconhece as empresas mais inovadoras de todo o País.
A cerimônia de premiação ocorreu, no Palácio do Planalto, com a presença da Presidente Dilma Rousseff, do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e do Presidente da Finep, Glauco Arbix.
“Somos muito gratos a Deus por mais esta conquista! Tudo isto é fruto de muito trabalho e do apoio de parceiros como a Biblioteca Braile do Amazonas, a FAPEAM e o Cide e seus instituidores. Isto significa que estamos na direção certa e que devemos continuar investindo para a criação de novos produtos e serviços para a melhoria da educação, da cultura, do turismo, e para a melhoria da qualidade de vidas das pessoas com deficiência visual no nosso País”, afirmou Marivaldo Albuquerque, diretor de negócios da empresa.
A Pentop conta com financiamento da FAPEAM e da Finep por meio do Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Micro e Pequenas Empresas de Pequeno Porte na Modalidade Subvenção Econômica (Pappe Integração) e também tem aporte financeiro de projeto via Programa Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência (Viver Melhor/Pró-Assistir).
15ª edição do Prêmio
Esta é a 15ª edição da Premiação, que este ano teve 588 projetos inscritos, um aumento de 56% em relação a 2011. Em 2012, são dez categorias contempladas, Micro e Pequena Empresa, Média Empresa, Grande Empresa (apenas na etapa nacional), Instituição de Ciência e Tecnologia, Tecnologia Social, Inventor Inovador e Inovar Fundos, (restrita à etapa nacional e dividida em três subcategorias – Governança, Equipe e Operação), Tecnologia Assistiva, Inovação Sustentável e Jovem Inovador.
As categorias Tecnologia Assistiva, Inovação Sustentável e Jovem Inovador são a novidade da edição 2012. A primeira contempla produtos e processos que promovam a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida. Já a Inovação
Sustentável reconhece iniciativas onde a sustentabilidade tenha sido integrada ao sistema de pesquisa, desenvolvimento e comercialização, pelo viés financeiro, social e ambiental. A categoria Jovem Inovador premia fotos realizadas por adolescentes de 14 a 18 anos, com o tema energia sustentável.
Resumo do projeto objeto de inscrição no Prêmio Finep
O Sistema de vocalização de etiquetas para áudio descrição de objetos para pessoas com deficiência visual é composto por uma caneta falante Pentop e um conjunto de etiquetas codificadas e tem o objetivo tornar possível ou facilitar diversas atividades da vida diária destas pessoas, dando-lhe autonomia para suas tarefas domésticas, escolares ou no trabalho, garantindo acesso à formação, informação, cultura e diversão.
O sistema foi desenvolvido no laboratório da Pentop do Brasil, no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), em Manaus, e encontra-se disponível através de lojas especializadas e na loja virtual da Pentop.
O sistema pode ser utilizado em salas de aula e permite a inclusão de alunos cegos e de baixa visão em salas de aula regulares. Outros exemplos de utilização são: na cozinha para sonorização de identificação de objetos, latas, produtos na geladeira; para animais de estimação na identificação de rações, alimentos; para identificação de CDs, DVDs, coleções de objetos; para identificação de roupas; para identificação de medicamentos e para lembrar a receita médica, bem como a próxima consulta; para identificação de produtos de beleza, de papelaria e documentos; jardinagem para identificar plantas, sementes e deixar orientações; nas compras e gestão do dinheiro para identificar contas, objetos comprados; como uma agenda falante portátil.
Fonte: Ascom Pentop