Empresa amazonense ganha destaque em publicação da CNI


A VTinova Tecnologia em Projetos Eletrônicos, empresa do Amazonas voltada à fabricação de sistemas, ganhou destaque nacional na publicação ‘Casos empresariais de inovação’, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Desde 2013 a empresa recebe recursos financeiros do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio de uma parceria com o IEL/AM para execução do Programa de Apoio à Gestão de Negócios Inovadores (Pró-Inovar).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A empresa atua no setor de tecnologia da informação, desenvolvendo produtos de base tecnológica e especializada em produtos de hardware e software embarcados, com estratégia de negócios voltada para os mercados de energia e de automação industrial. A VTinova também presta consultoria em gerenciamento de projetos e em desenvolvimento de sistemas e produtos.

‘Casos empresariais de inovação’, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) é publicado anualmente. (Foto: Rodrigo Borba/Ag.FAPEAM)

‘Casos empresariais de inovação’, do IEL e da CNI é publicado anualmente. (Foto: Rodrigo Borba/Ag.FAPEAM)

No âmbito do Pró-inovar, após um levantamento de dados e um diagnóstico realizado pela equipe do IEL/AM, o trabalho se desdobrou em quatro etapas: desenvolvimento de um modelo de comercialização, realização de um estudo de mercado, criação e avaliação de propostas para que a empresa possa participar de linhas de crédito e programas de fomento, e formação da equipe comercial.

Ao IEL nacional e ao CNI, o diretor da empresa, Valteir Romão, afirmou que por meio do Pró-Inovar tem conseguido desenvolver as capacidades comerciais da VTinova e, com isso, participado de forma ativa do mercado. “A VTinova usou a inovação para desenvolver competências comerciais e capacidade de gestão para participar de forma ativa e qualificada da construção de redes de energia inteligente”, disse Romão à CNI.

A superintendente do IEL/AM e coordenadora do Pró-Inovar no Amazonas, Kátia Araújo, afirmou que entre os objetivos do Programa estão o reforço às competências das empresas. “A consultoria do IEL permitiu um diagnóstico realista dos desafios e oportunidades. Isso resultou em ações efetivas para reforçar competências que ainda não estavam suficientemente desenvolvidas na empresa”, disse.

Pró-Inovar

Em dezembro de 2014, em busca da melhoria da qualidade dos produtos e processos, além do aumento da produtividade das micro e pequenas empresas que desenvolvem negócios inovadores no Estado, Kátia Araújo apresentou ao comitê gestor do Programa os resultados parciais do Pró-Inovar no Amazonas.

Segundo a superintendente do IEL, após um ano de execução do Programa, com ações de diagnóstico organizacional das empresas, visitas técnicas, consultorias individuais e coletivas e rodadas de negócios, dez empresas foram classificadas para o segundo ano de execução do Pró-Inovar.

“Nessa etapa, cada empresa tem um plano individual de negócios com base nos estudos realizados e esse é o grande ganho do Programa. Não queremos mudar essencialmente o que a empresa é, mas podemos melhorar seus produtos e processos”, disse Kátia Araújo.

Camila Carvalho – Agência FAPEAM,

Com informações do CNI

Leia mais:

Gestores apresentam os resultados parciais do Pró-Inovar Amazonas

Programas de iniciação científica tecnológica e Pró-Inovar da FAPEAM são reconhecidos nacionalmente pelo IEL

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *