Empresa de móveis avança com apoio do Pappe Subvenção


27/01/2011 – Com produtos diferenciados a partir do conceito de ecodesign, a empresa AGA Comércio Varejista de Móveis Ltda. dobrou sua capacidade produtiva, aumentou o quadro de funcionários e elevou a carteira de clientes em mais de 30% nos últimos sete meses.  

O crescimento, de acordo com os empresários Gilberto Tavares e Abnildo Sousa da Silva, é atribuído ao apoio recebido do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresas na Modalidade Subvenção Econômica (Pappe Subvenção/Finep Amazonas), uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).  

O Pappe Subvenção/Finep Amazonas tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica com recursos não reembolsáveis, com o intuito de aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas sediadas no Estado.

/

Inovação

A inovação, segundo Sousa, foi o fator que levou a empresa a crescer substancialmente nos últimos meses. No mercado há quatro anos, a AGA passou a investir em parcerias para pesquisa de matérias-primas regionais a serem agregadas em produtos como sofás, poltronas, cabeceiras de cama box, entre outros.

De acordo com o empresário Tavares, resíduos de madeira, sementes de açaí e ouriço de castanha que seriam jogados no lixo são transformados em móveis modernos, com o toque amazônico e ecologicamente sustentáveis. “A inovação e a preocupação com o meio ambiente foram nossas grandes sacadas. Dessa forma conseguimos aumentar o número de clientes e funcionários. No começo de 2010 tínhamos seis colaboradores e hoje temos 14. Isso é um grande salto para uma microempresa”.

Outra novidade é a inclusão do couro de peixe nos detalhes dos móveis. Conforme Silva, o trabalho é inédito no Amazonas. “Nosso produto foi bem aceito e temos uma demanda boa. Temos o diferencial perante nosso concorrente, já que as indústrias trabalham basicamente de forma igual”, enfatizou.

Para Tavares, as empresas atuais têm dois caminhos para permanecer no mercado: “ou se possui um bom capital de giro para trabalhar com matéria-prima mais em conta ou foca na inovação. Com o recurso do Pappe conseguimos fazer a diferenciação do nosso produto. Toda nossa estética está apenas nos detalhes”, ressaltou.

Demanda no interior do Amazonas

Pelo menos 90% da produção da AGA Móveis tem como destino municípios no interior do Amazonas. Os lojistas de 22 municípios são os principais clientes, atualmente. Para os empresários, o número indica não somente o crescimento e a multiplicação do conceito do ecodesign no interior, mas também o desinteresse dos lojistas da capital pelo produto.

Em relação ao processo de criação e tendências para 2011, os empresários prometem novidades. A partir do Pappe/Subvenção, foi possível a contratação de um profissional em design. “Nosso foco é a inovação com a matéria-prima regional. O conhecimento do empresariado é muito diferente da qualificação de um design. Temos novidade chegando por aí”, afirmou Tavares.

A empresa

A AGA Comércio Varejista de Móveis Ltda. conta com a experiência de 16 anos dos proprietários no ramo de móveis. Mas, foi em 2008, com a criação da empresa focada na aplicação de matérias-primas renováveis, que os sócios passaram a se dedicar ao empreendedorismo dos produtos regionais.

Localizada no Distrito Industrial de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Amazonas (Dimpe), na Estrada do Turismo, zona norte de Manaus, a AGA investe continuamente em melhorias dos processos, participando em associações empresariais e inovando na inserção de detalhes regionais em estofados e cabeceiras, como couro de peixe e outros produtos. Para conhecer mais a empresa é só acessar o site: www.agamoveis.com.br

Imagem 2:empresários estão otimistas com o crescimento (Foto: Ricardo Oliveira)

 

Alessandra Leite – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *