Empresa produz picadinho e congelado de peixes amazônicos
Produzir e distribuir produtos à base de pescado, agregar valor ao negócio, assegurar qualidade a custo competitivo e satisfazer as expectativas de seus parceiros. É dessa maneira que a empresa Delicatessen Pescado se define no mercado amazonense.
No ramo da pesca há mais de 12 anos, a Delicatessen desenvolve e comercializa produtos à base de peixe triturado, o que provocou uma mudança substancial na maneira tradicional de comer o alimento. “Como o peixe é moído, fica até mais fácil para as crianças digerirem o alimento, já que não haverá a preocupação com as espinhas”, comentou Nilson Luiz Carvalho, pesquisador e consultor da empresa.
Segundo Carvalho, essa ideia surgiu a partir de pesquisas desenvolvidas nos laboratórios do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Hoje, a empresa conta com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa PAPPE Subvenção/Finep Amazonas, para desenvolver seus produtos, que somam nove tipos diferentes.
Para isso, a FAPEAM investiu R$ 191 mil e forneceu subsídios para que o projeto alavancasse e cumprisse com seu objetivo, que é apoiar pesquisas nas empresas de cunho inovador.
Entre os produtos, destacam-se o hambúrguer, o bife, as lasanhas, os picles, os patê, as almôndegas, entre outros. Entretanto, de todos, o bife de peixe é o mais vendido.
“O trabalho veio para modificar o hábito no consumo de peixe. Os resultados das pesquisas transformaram o peixe em produto acabado, proporcionando outras alternativas para o consumo. Isso já é uma atividade milenar em países como o Japão, por exemplo”, enfatizou.
O pesquisador lembrou também que, na região amazônica, diversas espécies, entre peixes lisos e de escamas, podem ser utilizadas por meio desse método de produção. Mas os favoritos são o pirarucu , a sardinha e, principalmente, o tambaqui.
“A ajuda da FAPEAM veio para nos dar fôlego. O auxílio veio na hora certa e impulsionou nosso trabalho”, destacou.
Outros projetos
De acordo com Carvalho, a Delicatessen está na terceira fase do processo de desenvolvimento e comercialização de seus produtos. Além do peixe moído, produção das embalagens e divulgação do material, a empresa agora veleja pelo comércio do congelado, o que vem fazendo com sucesso. “Nos últimos três anos, a nossa produção de duas semanas é vendida em apenas uma manhã”, comemorou.
Segundo ele, esses produtos são vendidos, aos sábados, na Feira de Produtos Regionais, no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).
Empresa premiada
Outro fator que dá mérito à empresa é que a Delicatessen é vencedora de três prêmios nacionais no quesito inovação tecnológica. Em 1998 e 1999, ela venceu o FUCAPI e o CNPq de Tecnologia e, em 2008, foi a vencedora do Prêmio Samuel Benchimol.
Kelly Melo e Luís Mansuêto – Agência Fapeam