Empresário transforma ideias em produtos inovadores voltados para a acessibilidade
12/09/2013 – Há uma década, o Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), vem incentivando pesquisadores a transformar ideias em produtos inovadores.
Como exemplo, dois produtos, em breve, irão facilitar a vida de profissionais que lidam com turistas e de pessoas com deficiência visual. São eles: Livros Falantes para Ensino dos Idiomas de Inglês e Espanhol para Profissionais do Trade Turistico e Dinheiro Falante para Cegos. Os projetos estão sendo desenvolvido por meio dos Programas Pappe Integração e Viver Melhor/Pró-Assistir.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
De acordo com o empresário Marivaldo Albuquerque, cada ideia teve uma motivação especial e, com o apoio da FAPEAM, as ideias saíram do papel, sendo transformados em produtos inovadores.
“O Guia Livros Falantes, foram motivados pelos eventos esportivos e pelas oportunidades para expansão dos negócios da empresa na área de educação. Já o Dinheiro Falante para Cegos foi motivado pela necessidade de facilitar a identificação de cédulas de dinheiro por pessoas com deficiência visual”, disse.
Albuquerque ressalta que o apoio foi fundamental para a estratégia de crescimento e de gestão da inovação na Pentop do Brasil, possibilitando a existência de produtos inovadores e registro de patentes, assim como a possibilidade de a empresa competir no mercado.
“É um diferencial competitivo muito grande, além de termos a oportunidade de expandir nosso negócio para fora do Estado do Amazonas. Atualmente, temos grandes clientes em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Sem o apoio da FAPEAM não teríamos como investir tanto em projetos de inovação”, pontuou.
Produtos
O Guia será composto por um livro com técnicas de atendimentos receptíveis, três livros para ensino de inglês e três para ensino de espanhol.
O Dinheiro falante para Cegos poderá ser usado por pessoas de todas as idades, já que funções especiais irão facilitar o manuseio, principalmente para pessoas cegas, que poderão acessar revistas e livros falados além de terem acesso a músicas e outros entretenimentos.
Albuquerque afirma que os projetos serão concluídos em dezembro de 2013.
Informações sobre os produtos podem ser adquiridas no site da Pentop do Brasil: www.pentop.com.br
Sobre o Pappe Integração
O Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção Econômica a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Pappe Integração) visa ao apoio financeiro das atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e/ou Inovação (PD&I) realizadas por microempresas e empresas de pequeno porte.
Sobre o Programa Viver Melhor/Pró-Assistir
É um programa financiado pela FAPEAM, em parceria com a Secti e a Seped, com o objetivo de estimular a participação de pesquisadores vinculados a instituições e inventores (empreendedores, estudantes de Ensino Médio e graduação, graduados, especialistas, desenvolvedores independentes e pesquisadores sem vínculos institucionais), na produção de projetos de inovação voltados ao desenvolvimento de produtos assistivos, que possam contribuir para dar mais autonomia, independência e qualidade de vida às pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida. O Pró-Assistir integra as ações do Viver Melhor, programa lançado pelo Governo do Estado do Amazonas.
Rosa Doval – Agência FAPEAM