Empresários do PIM conhecem oportunidades de inovação


Com o objetivo de ampliar a divulgação de oportunidades de inovação, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e o Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam) promoveram quarta-feira (08/04), na reunião ordinária da diretoria do Cieam, uma palestra para divulgar as atividades da Sect direcionadas ao setor produtivo, principalmente sobre o Serviço Radar de Oportunidades para a Inovação Empresarial.

 

 

Estavam presentes dirigentes e representantes de empresas associadas ao pólo industrial de Manaus, dos diversos setores, ligados ao Cieam.  

 

No seu discurso, o secretário de C&T do Amazonas, José Aldemir de Oliveira, enfatizou a necessidade de integração dos centros de conhecimento da academia e os empresários, pois fortalecem mecanismos de pesquisa para que sejam desenvolvidos produtos e processos em benefício da sociedade. Ele ressaltou que principalmente no momento de crise, referindo-se à situação econômica atual, deve ser priorizado o investimento em formação de recursos humanos, pesquisa, infraestrutura e inovação tecnológica.

 

 

“O conhecimento e a ciência devem ser estimulados para chegar à sociedade transformados em produtos e processos que gerem renda, emprego e favoreçam o aumento de empresas”, afirmou o secretário, ao destacar o papel das políticas de C&T.

 

Foram expostas aos empresários as estratégias incentivadas pela Sect para que desenvolva seu papel de articuladora com as entidades envolvidas com C&T no Amazonas.

 

José Aldemir apresentou o Programa Radar inserido nas ações da Sect para o setor produtivo como resultado das iniciativas do Governo do Amazonas, para incentivar políticas públicas voltadas à promoção da inovação em empresas. “É primordial que as empresas tenham acesso aos mecanismos disponíveis de investimento para que possam fazer inovação”, afirma. O Radar quer estreitar as relações entre os empresários e as oportunidades oferecidas de forma sistemática de incentivo da cultura de inovação.

 

 

Ao apresentar programas vigentes destinados ao setor empresarial o secretário citou o Programa Pesquisador na Empresa, na versão regional e nacional, o Programa Primeira Empresa Inovadora (PRIME), sob coordenação regional do Centro de Incubação e Desenvolvimento do Amazonas (CIDE), que destinará até 120 mil reais para empresas de até dois anos de existência, entre outros.

 

 

Os empresários consideraram a iniciativa de divulgar oportunidades ligadas ao setor de inovação positiva e importante por ampliar o leque de atuação e chance de investimentos nas micro e pequenas empresas. “A iniciativa da Sect nessa divulgação é pioneira no Amazonas, e traz resultados imediatos, pois ao saberem das oportunidades, os empresários apresentam suas demandas e se movimentam, potencializando os diversos focos de ação das empresas”, afirmou o presidente do Cieam, Maurício Loureiro. Ele considera que a divulgação das oportunidades não deve ser política de governo, mas se consolidar como política de estado.

 

 

 

Sobre o Radar

 

O Radar é um programa criado e coordenado pela Sect-AM, que presta o serviço de monitoramento sistemático e divulgação das oportunidades de fomento voltadas para inovação em empresas. É oferecido atendimento e orientação ao empresariado, de forma gratuita e personalizada, para o acesso a tais oportunidades, de maneira a difundir a cultura da inovação no Amazonas. Na sua fase posterior, dará suporte a informações direcionadas a instituições e pesquisadores ligados ao setor de inovação.

 

O serviço está disponibilizado no site da Sect: www.sect.am.gov.br e o atendimento personalizado deve ser agendado previamente por meio do contato com a equipe de técnicos da Sect, via telefone, fax ou por e-mail, para agendar o seu atendimento, de acordo com um cronograma de agendamento e em seções de no máximo, uma hora de duração.

 

O serviço oferece divulgação sistemática e setorizada dos editais e outros mecanismos de fomento à inovação ao empresariado amazonense e propõe o desenvolvimento de um banco de dados com o perfil tecnológico das empresas, para subsidiar para a elaboração de políticas públicas e ações institucionais conjuntas de fomento.

 

Fonte: Ascom da Sect

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *