Empresas amazonenses lideram disputa pelo prêmio Finep 2010


08/11/2010 – Empresas amazonenses estão no topo da disputa entre os finalistas da edição regional de 2010 do Prêmio Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). Ao todo, onze dos doze concorrentes são do Amazonas. Entre os finalistas, destacam-se a empresa Agrocon Indústria e Serviços Agroambientais Ltda, com o projeto da cerâmica vegetal do Brasil, iniciado há dois anos, a Fabriq Informática, fábrica de software pioneira no mercado na região Norte e Pharmacos e Cosméticos Ltda.

vspace=10Essas empresas contam com financiamento do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (Pappe Subvenção) via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan) e Finep. A verba será utilizada no desenvolvimento de projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

O resultado final da região Norte e a entrega dos troféus acontecem nesta terça-feira (9/11), no Auditório Gilberto Mendes de Azevedo (Fieam), na Avenida Joaquim Nabuco, 1919, Centro, às 19h. 

Estarão presentes o Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Eugenius Kaszkurewicz, o Presidente da Fieam, Antônio Carlos da Silva, e o Secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas e diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Teixeira Sena. Os primeiros colocados regionais em cada categoria irão concorrer à etapa Nacional, com premiação no dia 29/11, em Brasília.

 

 

Indicados

Para o empresário Aguimar Vasconcelos Simões, proprietário da Agrocon e finalista com o projeto da cerâmica vegetal, a expectativa é grande, especialmente pelo ineditismo do trabalho, comercializado há um ano e que vem contribuindo para o embelezamento dos ambientes em Manaus. “Espero ganhar, claro. Seria um reconhecimento do trabalho todo, que tem um aspecto ambiental, social, já que as comunidades estão gerando renda, além de ser um produto diferenciado e inovador”, ressaltou.

vspace=10As placas de cerâmica vegetal são feitas a partir de matérias-primas amazônicas castanha-do-Brasil, açaí, tucumã, cupuaçu, entre outras. A preocupação com o meio ambiente, no aproveitamento de resíduos da exploração extrativista não madeireira é o ponto alto do projeto. Além de oferecer algo sofisticado, segundo Aguimar, contribui ainda com o aumento de renda para comunidades extrativistas da Amazônia, colaborando com o desenvolvimento regional.

Por sua vez, a Pharmacos da Amazônia, empresa amazonense que conta com financiamento do Pappe Subvenção, está há seis anos no mercado e concorre entre os finalistas na categoria  Pequena Empresa e Gestão da Inovação. Seus principais produtos, que respondem por 60% do seu faturamento, são o anti-inflamatório reumat-gel, o sabonete íntimo feminino de crajiru, o óvulo de crajiru (produto inédito usado no tratamento das cervicites, vaginites e cervico-vaginites)  e a parafina bronzeadora com óleo de urucum.

O diretor administrativo da Fabriq Informática, Fredson Andrade da Encarnação, também tem grandes expectativas em relação ao prêmio. Para ele, só o fato de estar entre os finalistas é um reconhecimento formal de que a empresa está no caminho certo para se firmar no mercado brasileiro. Diferente de outras empresas que concorrem com produtos específicos, a Fabriq Informática remeteu o portfólio com diversos projetos, entre eles o Sistema de Gestão Laboratorial Aderente à Norma ISO 17025, direcionado aos laboratórios para agilizar e organizar todas as informações desde a coleta até a publicação do laudo laboratorial.

“Esse é o terceiro ano que participamos e estamos confiantes. Estamos trabalhando para que nossa empresa tenha cada vez mais qualidade”, destacou.

Prêmiovspace=10

Nesta edição, estiveram disponíveis sete categorias – Instituição de Ciência e Tecnologia, Micro e Pequena Empresa, Média Empresa, Grande Empresa, Tecnologia Social e Inventor Inovador (apenas para candidatos com patente depositada no Inpi – Instituto Nacional de Propriedade Industrial e efetiva comercialização de suas criações nos últimos três anos) e Gestão da Inovação. A região Norte não obteve concorrentes nas categorias Média Empresa, Grande Empresa e Inventor Inovador.

O Prêmio recebeu 885 inscrições em todo o Brasil: Norte, 82; Nordeste, 159; Centro-Oeste, 113; Sudeste, 307; e Sul, 224.

Conheça os finalistas do Norte, em ordem alfabética:

Tecnologia Social

Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (PA)
O projeto ‘Manejo Comunitário de Camarão de Água Doce’ envolve a adequação das armadilhas de captura de camarão (matapis), adaptando-as para a retenção apenas de camarões grandes, liberando aqueles ainda não aptos ao consumo, permitindo, desse modo, que os estoques naturais da espécie se mantenham. A iniciativa proposta pela Associação foi encampada e realizada pelo grupo local de mulheres, que passou a produzir e comercializar as armadilhas, o que, além de contribuir para a conservação ambiental, também passou a gerar renda para as famílias.

Associação Organização Não-Governamental Nymuendaju (AM)
Projeto da Associação é um sistema orgânico de produção agroecológica que otimiza o uso de recursos naturais e potencializa o processo socioeconômico das famílias, respeitando sua integridade cultural. Os objetivos são a autossustentação, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energias não renováveis e a eliminação do emprego de agrotóxicos e outros insumos.

Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (AM)
O projeto proposto pela Oficina é oferecer oportunidades no ensino profissionalizante para a transformação dos recursos florestais, através da arte da Lutheria (arte e a ciência da construção de instrumentos musicais) e da Marchetaria. Ao mesmo tempo, procura sensibilizar e capacitar a comunidade ribeirinha de Sagrada Família do Aninga, do Município de Boa Vista do Ramos (AM), nas técnicas para o manejo florestal de baixo impacto.

Pequena Empresa

Agrocon Indústria e Serviços Agroambientais Ltda (AM)
As atividades principais da empresa iniciaram-se em 2008, quando criou e desenvolveu a ”Cerâmica Vegetal” com a utilização de matérias-primas exclusivas da Amazônia. Desde então, a Agrocon cria novas coleções de revestimentos ecologicamente responsáveis, sendo reconhecida por ser inovadora e por produzir produtos que valorizam a região.

Ana Maria Reis Vieira (Bombons Finos da Amazônia) (AM)
A Bombons Finos da Amazônia atua no ramo alimentício e de presentes, buscando proporcionar o autêntico sabor das frutas amazônicas. São chocolates recheados com frutas regionais (cupuaçu, castanha-da-Amazônia, açaí, buriti, cubiu, acerola, araçá-boi, castanha de caju, camu-camu, cupuaçu com guaraná e bacuri), comercializados em embalagens produzidas por artesãos ribeirinhos e 11 etnias indígenas.

S A Pharmacos e Cosméticos LTDA (AM)
Empresa de base tecnológica, com foco em inovação, genuinamente amazonense, vencedora do Prêmio Finep na região Norte em 2004, 2005, 2006 e 2008. Instalada no Distrito Industrial de Micro e Pequenas Empresas, Indústria de Cosméticos, Medicamentos e Alimentos, a empresa pruduz bronzeadores, cápsulas, cremes, loções, óleos naturais, sabonetes e xampus, entre outros. 95% de sua produção é baseada em bioativos amazônicos.

Instituição Científica e Tecnológica

Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI (AM)
A Fucapi possui diversos programas voltados para o desenvolvimento do capital intelectual de seus colaboradores, dentre eles o Programa de Treinamento Interno – PTI, realizado anualmente com o objetivo de desenvolver as competências necessárias para as atividades realizadas dentro da Fundação: através do Mapeamento de Competências é possível verificar as principais competências necessárias para cada função e realizar a comparação das competências individuais de cada colaborador, identificando assim as lacunas existentes que necessitam ser desenvolvidas.

Instituto CERTI Amazônia (AM)
Entre as principais tecnologias desenvolvidas pelo Instituto, podem-se citar os projetos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Processos Produtivos e Responsabilidade Social. O projeto de destaque na área de TIC foi o PABX-IP, que consistiu na implementação de um produto de software baseado na integração de soluções VoIP de código aberto associadas ao desenvolvimento de aplicações proprietárias, que fornece serviços de roteamento de chamadas em uma rede de telefonia IP (Proxy/Redirect) e serviços de SIP.  Em 2009 foi realizadas ações de transferência de tecnologia para o cliente, que consistiram no treinamento de seu corpo técnico quanto a sua instalação, uso, manutenção e customização do produto. Atualmente, o setor jurídico da empresa está encaminhando no INPI o processo de registro do software, que compreende a camada de aplicação que gerencia as funcionalidades do PABX-IP.

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia –Inpa (AM)

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) tem a finalidade de realizar o estudo científico do meio físico e das condições de vida da região amazônica, tendo em vista o bem-estar humano e os reclamos da cultura, da economia e da segurança nacional. Um projeto de destaque são as pesquisas com gengibre amargo como fonte de matéria-prima natural para biofármacos e biocomésticos de potencial econômico.

Gestão da Inovação

Ana Maria Reis Vieira (Bombons Finos da Amazônia) (AM) (ver resumo em ‘Pequena Empresa’)

FabriQ Informática (AM)
A FabriQ Informática é uma fábrica de software pioneira no mercado da região Norte, inserida no Programa AmazonSoft e residente no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide). A empresa oferece consultoria diferencial tanto para empresas do setor quanto para aquelas que possuem centros de desenvolvimento próprios e que objetivam obter um ganho de qualidade.

Pharmacos (AM) (ver resumo em ‘Pequena Empresa’)

Serviço

Entrega do Prêmio Finep 2010 – Região Norte
Data: 3a feira – 09/11
Hora: 19 horas
Local: Auditório Gilberto Mendes de Azevedo – Avenida Joaquim Nabuco, nº1919. Edifício Raimar Aguiar- Centro

Foto1: Imagem do troféu do prêmio (Foto: Divulgação)
Foto2: Aguimar Simões da Agrocon concorre com cerâmica vegetal
Foto3: Fredson Encarnação da Fabriq tem grande expectativa quanto ao prêmio (Fotos:Ricardo Oliveira/Ag.Fapeam)

Alessandra Leite – Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *