Empresas com projetos sustentáveis apresentam produtos em seminário de avaliação da Fapeam
Os projetos foram desenvolvidos no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção Econômica a Micro Empresas de Pequeno Porte (Pappe Integração), edital nº 003/2011.
Os conceitos de sustentabilidade também foram aplicados em projetos desenvolvidos por empresas apoiadas pelo Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com Agência Brasileira de Inovação (Finep). A empresa Portela Indústria e Comércio de Madeiras LTDA apresentou o projeto de prensagem e colagem de madeira de alta e média densidade para fins estruturais e decorativos a partir de madeiras oriundas de manejo floresta. A pesquisa foi coordenada por Juscelino Portela. Outro projeto é à construção de pousada sustentável no município de Iranduba com aproveitamento de recursos naturais da Amazônia, coordenador por Raimundo Vasconcelos. Os resultados desses projetos foram apresentados durante o segundo dia do Seminário de Avaliação de Projetos de Inovação Tecnológica 2017.
A pousada já foi inaugurada e construída de madeira de manejo florestal e documentada
De acordo com Raimundo Vasconcelos, a pousada já foi inaugurada e construída de madeira por ser uma matéria-prima da região e utilizar a mão de obra local. Além disso, ele informou que o material usado na construção é de origem de manejo florestal. A ideia, agora, da equipe é transformar o local no parque de lazer sustentável para população, com captação da água de chuva para fins de limpeza do local e placas solares para abastecimento de energia.
“Desenvolvemos dois protótipos baseados nesses dois conceitos. Um projeto que seja replicável, utilizado em outros locais com essas características na região e mão de obra local e que traga ao usuário conforto integrado à própria região”, informou.
O pesquisador Raimundo Vasconcelos informou que a pousada foi construída por matéria-prima da região e mão de obra local
Já Juscelino Portela explicou que a partir do projeto desenvolvido pela empresa Portela Indústria e Comércio LTDA foi possível criar novos produtos dentre eles: casa, pisos e forros de madeira, e assim aumentar o rendimento florestal com a utilização de peças e uma variedade de espécimes de madeiras. As madeiras usadas nos produtos são todas oriundas de manejo florestal e documentadas.
O coordenador destacou o apoio da Fapeam para andamento do projeto. “A participação da instituição foi muito importante, pois ajudou na viabilidade do nosso projeto, já que demanda muito investimento. Boa parte do investimento foi da empresa, mas grande parte veio também da Fapeam, um apoio fundamental nesse projeto”, disse.
O coordenador Juscelino Portela destacou o apoio da Fapeam que foi fundamental para viabilizar o projeto
Seminário
Os resultados dos trabalhos foram apresentados durante o Seminário de Avaliação de Projetos de Inovação Tecnológica 2017, na quinta-feira (27), no Hotel Caesar Business, no bairro Chapada, Zona Sul de Manaus. O evento é uma ação da Fapeam em parceria com a Agência Brasileira de Inovação (Finep), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia Inovação e Geodiversidade (SECTIG) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).
Durante o evento, os empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar os resultados parciais e finais de projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Empresa de Pequeno Porte (Tecnova/AM), edital n° 025/2013, e Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção Econômica a Micro Empresas de Pequeno Porte (Pappe Integração), edital n° 003/2011.
Os resultados dos trabalhos foram apresentados durante o Seminário de Avaliação de Projetos de Inovação Tecnológica 2017
Repórter – Esterffany Martins (Agência Fapeam)
Fotos- Érico Xavier (Agência Fapeam)