Empresas e escolas são premiadas por inovação


Aproximar o setor produtivo (micro e pequenas empresas) das instituições de ensino e pesquisa do Amazonas a fim de incentivar a cooperação científica e tecnológica. Esse é um dos objetivos do Programa Bitec – Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas, que terça-feira (26/05) premiou professores, estudantes e empresas que apresentaram projetos inovadores. A solenidade aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fiam), localizado na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus.  

Participaram do Bitec 15 empresas, das quais foram selecionadas três: Agropecuária Aruanã, Sacolart Indústria e Comércio Ltda e Refiam, que foram classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Os critérios foram impacto social, incentivo à pesquisa e mudança na gestão empresarial. As empresas desenvolveram projetos inovadores em parceria com instituições de ensino e pesquisa com a ajuda de professores e estudantes.

De acordo com o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Wilson Colares, a união entre os dois setores vem atender um anseio do mercado consumidor. Além disso, serve de atualização  curricular dos estudantes e professores. “Com a parceria é possível minimizar a mortalidade precoce de micro e pequenas empresas, uma vez que 80% fecham as portas com menos de um ano de vida”, comemorou.

Em sua segunda edição, o programa terá um incentivo a mais no processo de aproximação das empresas com a academia: a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A Fundação participará por meio de 50 bolsas no valor de R$ 461, que será destinada ao coordenador do projeto. “A idéia é estimulá-lo a quebrar paradigmas no processo que visa aproximar a empresa das instituições de pesquisa. Ou seja, um casamento perfeito entre o setor produtivo e a academia”, ressaltou o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo  Teixeira Sena.  

O Bitec é um convênio entre o IEL, Fapeam, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Luís Mansuêto – Agência Fapeam

 

 

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *