Encontro de Pró-Reitores da Região Norte reúne mais de 40 pró-reitores no Inpa
Mais de 40 pró-reitores das Instituições de Ensino Superior (IES) do Norte do país participaram do “Encontro de Pró-Reitores da Região Norte”, nos dias 14 e 15 de agosto, no Auditório do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Com o tema “Internacionalização da interdisciplinaridade e integração regional: teorias e práticas”, o encontro foi realizado pelo Inpa/MCTI, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e Universidade Nilton Lins.
Neste ano, segundo o presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), Isac Almeida de Medeiros, da Universidade Federal Pernambuco (UFPB), o encontro teve por objetivo identificar os avanços e desafios na implementação da interdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão com base nas experiências institucionais de cada região e reunir os pontos tratados num único documento.
“O Fórum recolhe os documentos oriundos das diferentes regionais, compila os dados e faz as propostas em termos nacionais, entendendo que cada região tem a sua especificidade, cada região tem sua competência instalada, sua vocação de pesquisa e sua vocação de pós-graduação”, disse o presidente do Foprop.
Conforme a coordenadora da Regional Norte do Foprop, Beatriz Ronchi Teles, durante o evento, os pró-reitores propuseram estratégias e mecanismos para a institucionalização e consolidação da interdisciplinaridade nas IES do Norte. Dos debates, saíram um documento que será apresentado no Encontro Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação.
“Elaboramos um documento chamado ‘Carta de Manaus’, que é resultado das discussões realizadas. A carta que será levada para o encontro nacional, que será em Goiânia, em novembro, onde todas as regionais vão discutir os progressos da interdisciplinaridade nas IES”, disse Ronchi.
FAPEAM parceira nos avanços da Pesquisa e Pós-Graduação
O presidente do Foprop enfatizou que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) tem atuado como grande parceira para o avanço da pesquisa na região amazônica.
“Existem os grandes atores que fazem com que o Sistema Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação funcione e um deles, certamente, passa pelas FAPs. É muito bom saber que a FAPEAM tem uma atuação muito forte no Amazonas. Eu mesmo já participei de julgamentos de grandes projetos e sei do trabalho que é produzido na região”, afirmou Medeiros.
A FAPEAM apoia a Pós-Graduação nos seus mais variados editais, como por exemplo, os RHs- Mestrado e Doutorado. Para saber mais sobre os incentivos, acesse www.fapeam.am.gov.br
Francisco Santos – Agência FAPEAM