Encontro de Software Livre do Amazonas atrai estudantes e profissionais de outros Estados
Estudantes e profissionais de outros Estados da região Norte já estão chegando em Manaus para participar do 4º Encontro de Software Livres do Amazonas (Eslam), que começa nesta sexta-feira, no Studio 5 – Centro de Convenções, zona Sul da cidade.
O Eslam é o maior evento de software livre da região Norte, que, ao possibilitar espaços de discussão do tema, também propõe debates sobre inclusão digital e seus desdobramentos. O principal objetivo é divulgar e promover o uso de software livre no Amazonas, consolidando sua importância na região por meio da composição dos diversos agentes da sociedade.
Além de estudantes e profissionais do Amazonas, o Eslam 2007 atrai um maior número de participantes de outros estados. A caravana de Santarém (PA), formada por quinze estudantes, chegou nessa quarta-feira a Manaus de barco. Em 2005, o grupo recebeu menção honrosa da organização pelo esforço em participar do encontro.
A Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista (RR) formou caravana com trinta professores para participar do Eslam. A informação é da Diretora do Departamento de Tecnologia e Educação daquela cidade, Maristela Araújo Costa, que informou os organizadores do evento. Os professores atuam nos laboratórios de informática das escolas municipais, utilizando software livre como alfabetização e inclusão digital e vêm em busca de aprimorar seus conhecimentos.
De acordo com Tiago de Melo, um dos organizadores do Eslam e membro da Comunidade Sol, a participação de estudantes e profissionais de outros estados cresce a cada ano. “O Eslam é considerado o terceiro maior evento de software livre do país e as pessoas o reconhecem como um marco para o movimento na região Norte”.
O 4º Eslam terá palestras, oficinas e exposição de stands. As palestras serão de caráter técnico ou temático, abordando o uso do software livre na inclusão digital, casos de sucesso e o seu uso político. Nas oficinas, estudantes de computação e técnicos de informática poderão conhecer de perto algumas importantes ferramentas livres. O evento ainda contará com a exposição de stands de empresas que possuem iniciativas de software livre e casos de sucesso.
Nesta edição do Eslam, será realizado um install fest, que tem como objetivo fazer a instalação de software livre nas máquinas dos participantes do evento.
Iniciativa
O evento é uma iniciativa da organização não-governamental Comunidade Sol Software Livre, do governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect) e do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O termo Software Livre se refere aos softwares que são fornecidos aos seus usuários com a liberdade de executar, estudar, modificar e repassar (com ou sem alterações) sem que, para isso, os usuários tenham que pedir permissão ao autor do programa.
Mais informações, inclusive sobre como se inscrever, podem ser encontradas no site www.eslam.comunidadesol.org.
Michelle Portela – Decon/Fapeam