Encontro discute expectativas para Pappe Subvenção 2009


O chefe do departamento de programas e projetos da área de pequenas empresas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Rochester Gomes da Costa, esteve na manhã de terça-feira (28/4) em Manaus para reunir-se com o comitê gestor do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresa na modalidade Subvenção Econômica, o Pappe Subvenção.

Durante a reunião, realizada na sala dos conselhos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foi analisada a relevância das propostas submetidas pelos pequenos e microempresários ao Edital 017/2008 – Pappe Subvenção, em especial, as que já foram recomendadas pelos especialistas para execução no Amazonas. O resultado das propostas selecionadas será divulgado a partir do dia 15 de maio, conforme previsto no edital.

O Pappe Subvenção tem como objetivo abrir oportunidades para colher projetos de inovação tecnológica com recursos não reembolsáveis, buscando desenvolver a cultura da inovação e da competitividade das micro e pequenas empresas sediadas no Amazonas.

Conforme Rochester, através desse edital, lançado no Amazonas sob liderança da Fapeam, será possível para a Finep verificar como os projetos de inovação podem contribuir para o desenvolvimento da economia do Estado. Na ocasião, ele revelou que a expectativa da financiadora para a próxima edição do Pappe Subvenção, cujo lançamento ocorrerá ainda em 2009, é liberar um montante de R$ 80 milhões para o fomento de projetos de inovação em micro e pequenas empresas sediadas nos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Na avaliação do diretor presidente da Fapeam, Odenildo Sena, a parceria com a Finep revela uma ótima fase do programa. “A Finep abriu essa filiação, e nesta edição fizemos uma decolagem muito bem sucedida. O retorno não poderia ser mais positivo”, destacou Sena.

Divulgação no interior

Nesta edição em curso, as ações de divulgação do Pappe Subvenção se estenderam também ao interior do Estado, atingindo os municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Maués, Parintins, Coari, Iranduba, Autazes, Careiro Castanho, Presidente Figueiredo, Careiro da Várzea, entre outros, movimentando uma equipe de 80 técnicos para esclarecer e orientar os micro e pequenos empresários acerca de como participar do edital.

Da reunião de hoje do comitê gestor com Rochester Gomes da Costa, participaram representantes da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect-Am), da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan), da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), do Instituto Evaldo Loidi (IEL) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam).

 

Cher Lima – Agência Fapeam

 

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *