Encontro discute políticas públicas e sustentabilidade


 

Sustentabilidade do desenvolvimento latino-americano e políticas públicas para a Amazônia foram algumas das questões discutidas no último dia (19/04) do 1º Encontro de Políticas Públicas e Desenvolvimento na Pan-Amazônia e Caribe, organizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Centro Universitário do Norte (Uninorte), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect).

As questões foram desenvolvidas no minicurso “Desenvolvimento Amazônico regional: fundações e nexos nacionais e internacionais”, ministrado pelo secretário-executivo da Sect, Marcílio de Freitas. Dividido em três partes, o minicurso abordou fundamentos para a organização dos processos de sustentabilidade; ensaios sobre o homem mundo Amazônia; Amazônia e pós modernismo; ensaios sobre cultura-natureza-educação e ciência, tecnologia e desenvolvimento regional no Amazonas através da sustentabilidade.

“Não podemos desenvolver um pensamento ou processo na Amazônia sem levar em consideração o processo de integração da região a um projeto nacional. O que se percebe é uma preocupação e um discurso referente à Amazônia, não sendo muito considerado o Estado do Amazonas, inclusive com suas características diferentes aos demais estados da região”, disse Freitas.

O 1º Encontro de Políticas Públicas e Desenvolvimento na Pan-Amazônia e Caribe foi realizado durante três dias, por meio de conferências, mesas redondas e minicursos. Os participantes puderam trocar experiências e informações sobre metodologias dos processos de intervenção social, econômico e cultural na região, com especial atenção às áreas de fronteira, com suas especificidades de população, cultura e território. Entre as discussões, foi abordado o papel das universidades nessas localidades e de políticas públicas de maior interesse que atendam as necessidades do lugar.   

 

Fonte: Ascom-Sect-AM

 

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *