Ensino básico é tema de debate em simpósio na Ufam
05/11/2010 – A educação básica e seus reflexos na formação da sociedade foram os temas centrais da palestra ministrada pelo Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto na última quinta-feira (dia 4) na abertura do I Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas em Educação, realizado no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Frigotto, que é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), é um renomado teórico da Educação, co-autor de mais de 20 livros e de dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais, e participou da discussão sobre os rumos do ensino de base juntamente com professores e acadêmicos de todo o Estado do Amazonas.
“A educação continua sendo uma ‘prioridade’ de segunda categoria, porque o que de fato governa a educação é o mercantilismo. Nossas políticas públicas são epidérmicas, protelando a universalidade da educação. A Escola Pública deve ser pública, unitária, gratuita e universal, para que, ao final do Ensino Médio, o aluno saiba ler a sociedade. E a qualidade deve estar na valorização do aluno”, afirmou Frigotto.
Exposição de trabalhos
Nesta sexta-feira acontecem as apresentações de trabalhos orais selecionados pela comissão organizadora do evento. Entre eles está o artigo científico intitulado “Identidade na Adversidade”, da graduanda de Pedagogia, Maria Auxiliadora dos Santos Coelho, da Ufam do município de Benjamim Constant.
“Um evento como este possibilita o debate e a reflexão sobre os desafios das Políticas Públicas, além de estimular tanto os alunos quanto os professores a realizarem pesquisas sobre a educação. Também contribui para a interlocução e a produção de conhecimento, resultando em soluções para a qualidade no ensino”, declarou a graduanda de Pedagogia.
O Simpósio, que contou com auxílio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (PAREV) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), encerra no final da tarde desta sexta-feira com exposições de trabalhos orais e uma apresentação cultural, nos Auditórios Rio Alalaú e Rio Jatapu no Intituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).
Sobre o PAREV O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas consiste em apoiar, com recursos financeiros, a realização de eventos científicos e tecnológicos no Estado do Amazonas.
Margarete Rocha e Ulysses Varela– Agência Fapeam