Entidades científico-culturais apresentam sugestões para 4ª CNCTI


Os espaços científico-culturais são importantes locais que podem contribuir para a divulgação da ciência e a melhoria da formação escolar. É por isso que representantes de museus, centros de ciência, planetários, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos participam das reuniões preparatórias para a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, marcada para ocorrer de 26 a 28 de maio próximo, em Brasília.

Mudanças climáticas, energia e educação científica são alguns dos temas a serem discutidos no evento. Na reunião da última terça-feira (02/02), no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT), em Brasília, os representantes das entidades científico-culturais debateram e apresentaram propostas para o encontro. As contribuições debatidas tiveram como foco o desenvolvimento sustentável, um dos principais pilares da Conferência. 

O Brasil tem cerca de 2.700 museus, que recebem a visita de aproximadamente 30 milhões de pessoas por ano. Os 30 planetários, 127 zoológicos e 34 jardins botânicos também são considerados espaços informais de educação que têm muito a contribuir para a disseminação da ciência e da cultura.

O presidente da Associação Brasileira de Museologia (ABM), Antônio Carlos Vieira, explica que os museus de história, antropologia e ciência naturais podem contribuir efetivamente como produtores de conhecimentos. “Queremos mostrar no evento essa interface entre cultura, educação e ciência”, diz Vieira.

Algumas instituições, como jardins botânicos e planetários, participam pela primeira vez da Conferência. A vice-presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, Tânia Sampaio Pereira, disse que os jardins botânicos do país pretendem levar ao encontro de maio a importância da conservação da natureza.

Conferência

A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) tem como tema a Política de Estado para CT&I com vista ao Desenvolvimento Sustentável. Os assuntos principais de discussão são: o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; a Inovação na Sociedade e nas Empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas; e Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.

A Conferência também analisa os programas e resultados do Plano de Ação de CT&I 2007-2010 para a formulação de uma Política de Estado da área.

Agência Fapeam

(com informações do MCT)

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *