Entrega do Prêmio FAPEAM de Jornalismo é aguardada com expectativa pelos indicados
É grande a expectativa em torno da entrega do Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico por parte dos indicados. A entrega acontece no dia 29 de junho no Auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a partir das 19 horas.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Mariah Tavares de Melo Brandt Cruz, uma das concorrentes na categoria estudante, participa da série de entrevistas da Agência FAPEAM e fala sobre a sua carreira profissional, a importância da premiação para a classe da comunicação e suas expectativas para o grande dia.
Cruz atua na área desde 2012, quando iniciou a graduação, já adquiriu experiência em diversos meios, entre eles, assessoria de comunicação, impresso, internet e TV, e trabalha como estagiária no Programa ‘Manhã no Ar” da TV A Crítica. Participa pela primeira vez do prêmio na categoria internet com o trabalho ‘”Ufam desenvolve bactéria para despoluir os rios da Amazônia e é premiada com medalha de ouro em Boston (EUA)’.
A matéria trata da conquista de um grupo de estudantes de biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) criador de uma bactéria que combate a poluição causada pelo mercúrio nos rios da Amazônia. O trabalho foi o único do Brasil a vencer uma competição em Boston, onde instituições como Oxford, Harvard e Cambridge também concorreram.
“Contar essa conquista no Portal A Crítica foi excelente pelo alcance que teve e pela alegria que os leitores mostravam em receber uma notícia bacana. Além disso, como aluna da Ufam, também me alegrou reportar essa notícia porque, apesar de todas as dificuldades da instituição, os alunos ainda conseguem destaque internacional”, ressaltou Cruz.
Sobre o evento, a estudante demonstra muita alegria em ter a oportunidade de estar participando. Para ela, a noite de entrega será muito especial por conta da quantidade de profissionais competentes da cidade que irão estar presentes.
“Caso eu ganhe será um capítulo extremamente feliz na carreira que iniciei há pouco tempo. Uma vitória na tentativa de difundir a ciência e seus benefícios para a comunidade mundial, apesar das dificuldades que a classe científica vem sofrendo tanto no Amazonas quanto no Brasil”.
Iniciativa da FAPEAM
Para a acadêmica, é louvável a iniciativa da FAPEAM em fomentar a popularização da ciência desenvolvida no Amazonas, onde as fontes para ciência são inesgotáveis e os benefícios de seu sucesso refletem no bem estar e saúde da população mundial.
“No jornalismo muitas vezes nos sentimos desmotivados, como se estivéssemos constantemente dando tiros no escuro. Iniciativas como esse prêmio mostram a importância do jornalismo científico, especialmente em nosso Estado e para mim é uma grande honra estar entre os indicados. Digo aos colegas que não participaram ainda do prêmio que não percam a oportunidade na próxima edição, porque é uma grande oportunidade não só para divulgar seu trabalho, como de conhecer outras iniciativas e pesquisas dos outros indicados, abrindo a mente e o leque para o conhecimento e reconhecimento”, concluiu.
Rosa Doval- Agência FAPEAM