Equipamento que agiliza desbrota da bananeira


O desperfilhador por roto-compressão facilita o trabalho do agricultor, por ser mais ergonômico e eficiente

Equipamento que agiliza desbrota da bananeira entra no mercado este ano

Uma das fases cruciais na produção da banana com qualidade e quantidade é o desperfilhamento ou desbrota da bananeira, trabalho que consiste na eliminação dos brotos (perfilhos) que nascem em abundância em cada touceira. Para essa atividade, um equipamento inovador está entrando no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2016.

Desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, o desperfilhador por roto-compressão facilita o trabalho do agricultor, por ser mais ergonômico e eficiente do que a “Lurdinha” – ferramenta utilizada em todo o País desde a década de 1970.

Em testes realizados no município de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas, em área de produtores de banana, o novo equipamento apresentou eficiência 20,35% maior na eliminação total dos perfilhos, se comparado à “Lurdinha”.

Com o desperfilhador por roto-compressão, apenas 0,73% de uma mostra de mil perfilhos voltaram a brotar. O percentual de rebrota com a “Lurdinha” chegou aos 22,52%.

A eficiência também se dá no tempo de trabalho. O novo equipamento agiliza o trabalho do agricultor. Nos testes, para eliminar mil perfilhos com a “Lurdinha” foram necessárias quatro horas e 44 minutos. Com o novo desperfilhador a economia de tempo foi de quase uma hora.

“O equipamento irá contribuir para o sistema produtivo da banana, baseado na agricultura familiar. Esta inovação trará, sobretudo, aumento de produtividade da mão de obra, maior eficiência no processo de desperfilhamento e também melhoria nas condições de trabalho, por ser uma ferramenta mais ergonômica e de menor esforço operativo”, disse o chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Brum Rossi.

Leia a matéria completa

Fonte: Embrapa da Amazônia Ocidental

Foto: Felipe Rosa / Embrapa

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *