Equipamentos eletrônicos ajudam estudantes a melhorar desempenho escolar
20/12/2011 – A disponibilidade de jogos e equipamentos eletrônicos e o fácil acesso às redes de mídias digitais estão fazendo com que os alunos optem, na maioria dos casos, pelas lan houses ao invés das salas de aula o que faz o desenvolvimento escolar dos estudantes cair e, consequentemente, as notas e frequência.
Pensando em buscar novas formas para ensinar e de tornar o ensino mais interessante a professora Valdinelza Corrêa da Escola Estadual Alfredo Campos, no bairro Alvorada, zona sul, resolveu unir o útil ao agradável e desenvolveu o projeto ‘A influência dos jogos eletrônicos na aprendizagem’.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O projeto visa estimular a aprendizagem e melhorar o rendimento escolar através de aparelhos eletrônicos e jogos educativos voltados para educação e conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
As atividades fazem parte do Programa Ciência na Escola (PCE) que tem por objetivo integrar e incentivar estudantes dos ensinos Médio e Fundamental de escolas públicas do Amazonas a desenvolver projetos de pesquisa.
Sobre o projeto
O projeto é aplicado na Escola Estadual Alfredo Campos e conta com a participação de 50 alunos do Ensino Fundamental, dez de cada sala, principalmente aqueles alunos que obtiveram notas baixas.
Os equipamentos para realização do projeto são: computadores, video games e jogos educativos. Os estudantes são levados uma vez na semana para a sala multimídia, onde jogam e ao mesmo tempo se divertem e aprendem.
De acordo com Corrêa, a participação dos alunos e o rendimento escolar melhoraram muito após o início do projeto na escola.
“Percebemos o contentamento dos alunos que fazem parte da pesquisa quando estão jogando, seja um jogo para estimular o raciocínio lógico, a concentração, ou pedagógico voltado às áreas do currículo escolar”, afirmou.
Os jogos selecionados são todos voltados para a área educativa e visam estimular o raciocínio lógico e a concentração. Todos com a finalidade de melhorar o desenvolvimento dos alunos nas disciplinas.
Apoio da FAPEAM
Corrêa possui 23 anos de experiência como professora e já desenvolveu três projetos no âmbito do PCE com o apoio da FAPEAM. Ela fala da importância da instituição no andamento de seus projetos.
“Esse é mais um desafio que encaro com muita responsabilidade e determinação, pois os alunos pesquisadores se sentem muito motivados e querem sempre aprender mais e mais, então eles merecem, assim como toda comunidade escolar, essa atenção”, disse a professora.
Sobre o PCE
Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
Redação: Esterffany Martins
Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM