Equipe do Prêmio Jovem Cientista visita escolas em Manaus


06/05/2013 – A equipe do Prêmio Jovem Cientista estará em Manaus hoje e amanhã, dias 6 e 7 de maio, para visitar instituições de ensino da cidade. O intuito das visitas é apresentar a educadores detalhes do tema da edição deste ano, “Água: desafios da sociedade”. As inscrições para o Prêmio serão abertas no próprio dia 6 de maio.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Na segunda (6), a equipe visita o Instituto Federal do Amazonas – Campus Manaus, às 9h, o Centro Educaional Fucapi Lynaldo Cavalcante de Albuquerque, às 11h, e o Laviniense Ensino Integrado, às 16h, entre outros. Na terça (7), passará pelo Centro Educacional Lato Sensu, às 9h, pela Escola Estadual Marcantônio Vilaça II, às 11h, pelo Colégio Militar de Manaus, às 14h, pelo Centro Educacional Santa Teresinha, às 16h, e pela Secretaria de Estado de Educação, às 17h.

A equipe do Prêmio Jovem Cientista está viajando pelo Brasil para apresentar às escolas e secretarias de educação o tema desta 27ª edição. Assim, espera munir gestores e professores do Ensino Médio com as informações necessárias para que orientem as pesquisas de seus alunos.

Instituições que desejarem receber os representantes do Prêmio devem escrever para jovemcientista@frm.org.br. As inscrições para participar do Prêmio estarão abertas de 6 de maio a 30 de agosto. Podem concorrer aos prêmios estudantes dos ensinos Médio, Superior, mestres e doutores. As informações já estão disponíveis no Facebook: www.facebook.com/premiojovemcientista.

Água: desafios da sociedade

A superfície da Terra é coberta por 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos desse recurso natural.  A roupagem azul do planeta, que tanto encantou o astronauta Yuri Gagarin, pode nos fazer acreditar que a água nunca faltará ao homem. Já se sabe, entretanto, que apenas 0,003% desse volume pode ser aproveitado para a ingestão, higiene e agricultura. E parte dessa pequena quantia é ainda comprometida pelo desperdício e a poluição.

Ao lançar o tema deste ano, o Prêmio Jovem Cientista espera estimular os jovens a desenvolver novas técnicas e tecnologias para a despoluição de bacias hidrográficas, o reuso e a dessalinização da água, o tratamento dos esgotos, o gerenciamento da água no meio urbano, entre outras.

Sobre o prêmio Jovem Cientista

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE. Quatro categorias são premiadas: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional.

Há ainda um prêmio de Mérito Científico para um pesquisador doutor que, em sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição.

Fonte: D24am

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *