Escola Djalma Batista promove evento em comemoração à Semana da Árvore
22/09/2011 – Com o tema ‘Quero a minha escola mais verde’, a Escola Estadual Professor Djalma da Cunha Batista realiza nesta semana um evento em comemoração à Semana da Árvore. A abertura das atividades foi realizada na última quarta-feira, 21 de setembro, e contou com a participação de alunos do 6º ao 9º ano, da bióloga Tânia Luz e da educadora Giselle Palmeira.
Segundo a bióloga Tânia Luz é importante o trabalho com as crianças e adolescentes para que eles aprendam desde cedo a conservar o meio ambiente. “Como estamos na Semana da Árvore, nós resolvemos organizar esse evento para despertar nos alunos essa questão da Floresta Amazônica e as questões climáticas. Fazendo isso esperamos que quando estiverem maiores eles possam transmitir o conhecimento adquirido a outras gerações. Estamos trabalhando preservação e consciência”, disse Tânia.
Participação de pesquisadores do Inpa
No primeiro dia do evento, os palestrantes foram o professor de geografia, Jefferson Rolim e a doutora Rosana da Silva, do laboratório de Manejo Florestal do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Eles debateram sobre mudanças climáticas e eventos que podem interferir no desenvolvimento e crescimento da floresta.
A doutora Rosana Silva explicou os eventos climáticos possíveis de serem visualizados a olho nu, como as grandes cheias ocorridas no Amazonas, as secas de 2005 e 2010, e o efeito dos gases lançados na atmosfera, que contribuem para o fenômeno conhecido como ‘efeito estufa’.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
“Durante a palestra eu notei que as crianças realmente estão interessadas em fazer perguntas e conhecer mais sobre o tema do evento, e ainda vi neles a preocupação com o meio ambiente. Eu me sinto lisonjeada e fico muito agradecida pelo convite”, afirmou Silva.
O biólogo Euler Melo, do laboratório de Ecologia e Agroecossistemas do Inpa, deu sequência às palestras. Ele debateu sobre ‘A influência das mudanças climáticas no desenvolvimento das florestas’, as causas climáticas que desencadeiam o efeito estufa e o efeito do fenômeno ‘El Ñino’, fenômeno climático responsável por causar seca no sudoeste do Amazonas, e ainda sobre os impactos das cheias e secas ocorridas no Amazonas.
“Essas crianças são muito inteligentes e curiosas, por isso é muito importante aproveitar essa curiosidade para explicar o que está acontecendo na região, especialmente pelo fato de eles residirem em Manaus, na Amazônia Central. É importantíssimo que eles compreendam esses aspectos ambientais da Amazônia, é o que nós esperamos”, acrescentou Melo.
Os debates encerraram com um ciclo de perguntas feitas pelos alunos da escola para os palestrantes convidados.
A semana da árvore continua nesta quinta-feira, com alunos da 7ª série e encerra-se na sexta, 23 de setembro, com a realização de uma oficina exposta pelo Inpa sobre malária e dengue com os alunos do 8º e 9º ano.
FAPEAM apoiando a Semana da Árvore
A Semana da Árvore da escola tem como parceiros a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), e a Prefeitura de Manaus.
Estudantes prestigiam o evento (Foto: Nefa Costa)
Redação: Nefa Costa
Edição: Ulysses Varela- Agência FAPEAM