Escolas públicas recebem kits para aulas práticas de Física e Química


09/05/2012 – Estudantes de quatro escolas públicas de Manaus vão contar com o apoio de kits de laboratório para aulas práticas nas disciplinas de Química e Física. O material, desenvolvido por alunos do Ensino Médio da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) iniciou as doações às instituições na última segunda-feira, 04/05.

As primeiras escolas escolhidas foram a estadual Berenice Martins e municipal Nova Vida, ambas no Mauazinho, Zona Leste de Manaus. Elas receberam os materiais didáticos produzidos durante os projetos “Laboratório Óptico de Física Móvel” e “Laboratório de Química Móvel Didático”, financiados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado (FAPEAM).

“Esse primeiro contato com o concreto é muito importante para os alunos, pois o professor de Física tem muita dificuldade de mostrar a parte prática e isso acaba causando um desinteresse pela disciplina. A aula em laboratório estimula a participação e ajuda no processo de aprendizado”, afirmou o professor orientador do projeto de Física, Hudson Batista.

Formado por um conjunto de equipamentos feitos com materiais recicláveis que demonstraram na prática os fundamentos da Física Óptica, como microscópios, periscópios, caleidoscópios e câmeras fotográficas do tipo pinhole, o kit do “Laboratório Óptico de Física Móvel” chamou a atenção dos estudantes do Ensino Médio da escola Estadual Berenice Martins.

“Nossa intenção é mostrar que é possível, reaproveitando materiais simples, como canos de PVC, latas recicladas e espelhos e desenvolver equipamentos para a aplicação da Física na prática é tornar as aulas muito mais interessantes”, explicou o universitário Luiz Gonzaga, 18, que junto com o colega e também universitário Milrak Batista, 19, desenvolveu o projeto no ano passado. Na época, eles cursavam o 3º ano do Ensino Médio na Fucapi.

  Demonstrado pelos hoje também universitários Yuri Silva, 16 e Beatriz Barros, 17, na escola Nova Vida, o kit do Laboratório de Química Móvel Didático é formados por reagentes, manuais de instruções e livros para a prática da Química Experimental. Durante a apresentação, eles deram uma aula e fizeram uma experiência usando uma vela, vinagre e bicarbonato de sódio, que misturados, reagiram, soltando gás carbônico e apagando a chama.

“Muito boa a iniciativa desses alunos. Os meninos aqui na escola já estudam todas essas reações. Faltava mesmo um estímulo como este para a gente ver que com coisas simples, do dia a dia, é possível tornar a aula mais dinâmica. Eles estão de parabéns”, afirmou a professora de Química da escola, Francine de Castro.

A próxima unidade de ensino a receber os kits será a escola estadual Alice Salerno Gomes de Lima, localizada no bairro Parque10 de Novembro, zona Centro Sul.

 

 

Fonte: Lucy Rodrigues, Assessoria de Imprensa da Fucapi

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *