Especialistas debatem problemática da água na região amazônica
Além de discutir sobre a importância da preservação da água para a humanidade, o objetivo do simpósio é fornecer informações à sociedade e ao poder estadual e municipal para a formulação de políticas públicas.
A abertura oficial acontecerá às 14h, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Manaus (AM), com a presença do vice-diretor do npa, Wanderli Tadei, dos coordenadores de extensão, Carlos Bueno, e de Pesquisas em Clima e Recursos Hídricos, Sérgio Bringel, além do coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Ulbra, José Adailton Alves.
Durante o encontro serão realizadas 17 palestras, a saber: "Situação da Bacia Hidrográfica do Tarumã", "Sustentabilidade Socioambiental: Recursos Hídricos na Amazônia", "Atuação do Ministério Público em Relação aos Recursos Hídricos na Cidade de Manaus", "Diagnóstico das Águas de Manaus", "Monitoramento Hidrológico do Estado do Amazonas" etc. Também acontecerão mesas-redondas, visitas às bacias hidrográficas do Tarumã e do Educandos, coleta de material e análise em laboratório.
Carlos Bueno informa que outro objetivo das atividades é propiciar embasamento científico a professores do ensino médio para que os mesmos trabalhem como multiplicadores do conhecimento. Para isso, os educadores terão acesso aos laboratórios do Inpa, onde acompanharão as práticas laboratoriais de análise da água, além de terem a oportunidade de conhecer equipamentos utilizados.


























