Estação meteorológica e planetário são usados para demonstrar ciclo hídrico da Terra
11/04/2014 – Acadêmicos do curso de Meteorologia da Escola Superior de Tecnologia (EST), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), estão trabalhando na confecção de uma estação meteorológica e um planetário para demonstrar as práticas de observações do ciclo hídrico da Terra aos alunos do ensino fundamental e médio do Amazonas.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
As demonstrações serão realizadas em escolas da rede pública estadual e municipal de ensino em Manaus e nos campus da UEA nos municípios de Manacapuru (distante 84 quilômetros) e Presidente Figueiredo (distante 107 quilômetros). As atividades fazem parte da programação da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT), que está prevista para o mês de outubro.
A estação meteorológica e o planetário estão sendo desenvolvidos pelo projeto de pesquisa ‘Estação Escola do Planeta Terra’, o qual é realizado com recursos do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I).
A doutora em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e coordenadora do projeto, Maria Betânia Leal de Oliveira, informou que o objetivo da demonstração é difundir e popularizar conhecimentos na área de Ciências Exatas e da Terra, no que diz respeito à Astronomia, Meteorologia e Recursos Hídricos. “Vamos levar uma Estação Meteorológica Automática Volante, um planetário e sistemas representativos do ciclo hidrológico às escolas para apresentar de forma didática conhecimento sobre os recursos hídricos da Terra”, esclareceu.
Segundo Oliveira, 37 acadêmicos do curso de Meteorologia da UEA fazem parte do projeto. “Todos os ‘calouros’ do curso querem participar. Mas por conta do espaço físico no carro que será alugado para irmos ao interior, faremos uma seleção para escolher os acadêmicos que irão apresentar a estação”, disse.
Projetos
Maria Betânia Leal de Oliveira está na lista dos 21 pesquisadores com projetos no Amazonas contemplados com recursos do governo do Estado, via FAPEAM, por meio do Edital 026/2013/POP CT&I para execução de atividades durante a SNCT 2014.
Veja o resultado do Edital 026/2013
Os 21 projetos receberam um aporte financeiro da FAP de cerca de R$ 951,3 mil para, de março a outubro deste ano, desenvolverem os estudos necessários para execução das atividades ao longo da SNCT, em outubro.
As ações contempladas serão realizadas em instituições de ensino e pesquisa sediadas em Manaus e nos municípios de Presidente Figueiredo, Manacapuru, Parintins, Benjamin Constant, Itacoatiara, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá.
Sobre o POP CT&I
O programa que visa apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre ciência e tecnologia, em locais públicos, organizados por temas, campos ou áreas do conhecimento, voltadas para o público em geral, especialmente para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.
Camila Carvalho – Agência FAPEAM
Acesse nossa Agência de Notícias