Estados da Região Norte iniciam 2a rodada de debates sobre o PCTI/Amazônia


18/09/2013 – O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) reuniu, nesta terça-feira (17), instituições de pesquisa, de fomento e governamentais para a 2ª rodada de debates sobre o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação da Amazônia (PCTI/Amazônia), em Manaus. A capital amazonense é a primeira de três capitais da Região Norte a discutir a 1º versão do Plano, para a elaboração final do documento.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O objetivo da 2ª rodada do PCTI/Amazônia é refinar as propostas advindas das reuniões anteriores, além de coletar mais subsídios para dinamizar a elaboração de uma proposta final, a ser discutida com os representantes regionais em CT&I nos meses de setembro e outubro. A entrega da versão final está prevista para a 1ª quinzena de novembro.

O evento, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), ocorreu nas dependências da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O debate aconteceu no formato de oficina, na qual foram discutidos os objetivos, metas e estratégias regionais.

Na etapa em Manaus, as sugestões referentes à 1ª versão deverão ser encaminhadas ao CGEE até o dia 30 de setembro, e os textos resultante da oficina serão encaminhados aos secretários de CT&I e aos diretores-presidentes de Fundações de Amparo à Pesquisa, até o dia 4 de outubro. Em seguida, o plano seguirá para a versão final.

PCTI é uma ação inédita para a região Norte

O PCTI é considerado uma ação pioneira para o desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação a médio e longo prazo para a Amazônia. Iniciativa dos secretários de CT&I e diretores-presidentes de Fundações de Amparo à Pesquisa da Região Norte, o diferencial do plano é a sua elaboração, que é realizada a partir das sugestões vindas dos representantes dos Estados participantes, ao contrário de antes, quando os planos vinham de Brasília (DF) para serem implantados na região.

O CGEE é o responsável por coordenar o processo de elaboração do PCTI. Na 1ª etapa de visitas, o CGEE visitou as sete capitais da região Norte, mais os Estados do Maranhão (MA) e Mato Grosso (MT) e identificou os principais elementos para formatação da primeira versão. Nessa fase foram verificadas as características do sistema regional Norte de CT&I, a definição de eixos estratégicos, linhas de ação e metas a serem alcançadas e a produção de uma proposta preliminar de modelo de gestão e governança territorial para CT&I.

Leia a matéria completa aqui.

Fonte: Ciência em Pauta

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *