Estatuto do Amazônida será lançado em Manaus


“Todo amazônida tem direito ao pleno uso, gozo e fruição dos seus recursos naturais existentes na área, desde que o faça de modo não destrutivo. Fica estabelecido o seu direito à subsistência, liberdade de escolha, livre iniciativa, trabalho produtivo e justiça social, e resguardada a sobrevivência das gerações futuras e ao convívio harmonioso com a natureza”.

 

Esse é um dos trechos do Estatuto do Amazônida, elaborado pelo professor Samuel Benchimol, em 1992, por ocasião da conferência mundial para o meio ambiente – Rio Eco 92, que será lançado sexta-feira (7/8), às 19h, na sede da Federação da Indústria do Estado do Amazonas (Fieam), juntamente com os Prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente.

 

Na ocasião, também será anunciado o nome do titular do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas, José Aldemir, como presidente da comissão organizadora dos prêmios. Segundo o professor José Rincon Ferreira, que integra a comissão organizadora do evento, os prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, obedecem ao postulado do professor Samuel Benchimol de que "o mundo amazônico não poderá ficar isolado ou alheio ao desenvolvimento brasileiro e internacional, porém, ele terá que se auto-sustentar em quatro parâmetros e paradigmas fundamentais: isto é, ele deve ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo", explicou, citando o professor Samuel Benchimol. 

 

Ferreira disse ainda que os prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia são prêmios voltados ao cidadão, independentemente do nível de educação, em que este é conclamado a pensar a Amazônia.

 

“Isso é algo que nos legou o Professor Benchimol, com a sua vasta bibliografia. Se analisarmos as citações de seus trabalhos nas diferentes reflexões sobre a Amazônia, vamos perceber facilmente que essa cultura de pensar e promover essa região tem de alguma forma continuidade com os prêmios, onde alguns projetos são selecionados e até contratados, repercutindo no desenvolvimento regional”, destacou.  

 

Sobre o prêmio

 

A edição 2009 dos prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente foi instituída pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Os prêmios contam com o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), visando promover a reflexão sobre as perspectivas econômicas, tecnológicas, ambientais e sociais para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

 

As inscrições estão abertas até o dia 2 de outubro, e o julgamento dos trabalhos apresentados acontecerá no dia 12 de novembro. A premiação será realizada no dia 14 de dezembro, em Porto Velho.

 

O Prêmio Professor Samuel Benchimol 2009 foi dividido em duas categorias: projetos e personalidades. A categoria Projetos irá premiar três modalidades: ambiental, econômica/tecnológica e social. A categoria Personalidades tem por objetivo agraciar empresários, executivos e gestores de políticas públicas que se destacaram no desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. O Prêmio Banco da Amazônia e Empreendedorismo Consciente premiará autores nas categorias jovem (até 35 anos), intermediária (de 35 a 60 anos) e sênior (acima de 60 anos).

 

Fomentar a integração permanente entre os setores governamentais, empresariais, acadêmicos e sociais da região; identificar, analisar, selecionar e divulgar projetos de interesse empresariais e oportunidades de investimento a potenciais financiadores, públicos ou privados, e homenagear personalidades que se destacam no desenvolvimento sustentável da Amazônia também são objetivos dos dois maiores certames de apoio à inovação tecnológica da Região Amazônica.

 

Mais informações no site: http://www.amazonia.desenvolvimento.gov.br

 

 

Agência Fapeam – Cristiane Barbosa

 

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *