Estudantes amazonenses participam da SBPC Jovem


23/07/2012 – Até o dia 27 de julho acontece, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), um dos maiores eventos científicos do País. Este ano, a reunião tem como tema central ‘Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza’. 

Neste ano, dentre as várias atividades do evento, os jovens contam com um espaço diferenciado, trata-se da SBPC Jovem que está com uma programação voltada para esse público, com linguagem e atividades especialmente voltadas a esse público.

Com o tema: Trilhando saberes e sabores, a SBPC Jovem foi organizada pela UFMA para levar os jovens a participarem de atividades que incentivem o gosto pela ciência e leitura por meio de recursos atrativos a essa faixa etária, como por exemplo, vídeos, fotografias, poesias, literaturas, grafites e outras atividades lúdicas. As programações serão desenvolvidas de forma disciplinar e transversal em torno de oito eixos temáticos de conhecimentos: cultura; comunicação; educação; direitos humanos; meio ambiente; tecnologia e produção; trabalho; e saúde.

O Amazonas estará presente na programação da SBPC Jovem com a apresentação de dois projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio Técnico da Fundação Nokia de Ensino (FNE).  Os trabalhos têm forte apelo social, como o projeto ‘Módulo Braille de Auxílio ao Ensino’ (Mobae), orientado pelo professor Marden Santos, que tem por objetivo realizar a inclusão social dos alunos com deficiência visual em sala de aula.

Outro projeto, intitulado ‘Explorando a Amazônia’ (Expam), auxilia o ensino da História e Geografia do Amazonas utilizando uma interface interativa. Orientadas pelo professor Manoel Pantoja, as alunas Amanda Costa e Juíle Hanada buscam na iniciativa uma forma de proporcionar um ensino mais dinâmico dos conteúdos relacionados às disciplinas.

FAPEAM na SBPC

A FAPEAM está presente na 64ª SBPC realizando várias atividades na ExpoT&C, que é uma grande mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). No estande da FAP na ExpoT&C está sendo exibido um dos projetos fomentados pelo Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresas (Pappe Subvenção). O ‘Papel de guaraná’, projeto desenvolvido pela Refiam, empresa semi-industrial especializada em reciclagem de papel e fabricação de mantas de fibras vegetais geradas por meio de pesquisas de transformação de resíduos orgânicos em fibras é fruto de pesquisas que mostraram que o aproveitamento sustentável do fruto pode gerar benefícios ao meio ambiente e se tornar também uma fonte de renda.

A FAPEAM também atuou no financiamento de 42 passagens, fomentadas através do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape) para que pesquisadores do Estado pudessem apresentar os resultados de suas pesquisas, sendo que, desse total, 23 estudos foram desenvolvidos em unidades de instituições de ensino e pesquisa instaladas no interior do Amazonas.

O Amazonas também está sendo representado no Fórum do Consecti/Confap, que ocorre de hoje até amanhã, 24/07, com a participação da diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, que irá participar de discussões referentes ao plano estratégico de desenvolvimento da ciência e tecnologia para a Amazônia para que a região saia do potencial para o real.

No estande do Amazonas na ExpoT&C, que está sendo coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, estão presentes as instituições que fazem parte do sistema público estadual de C&T, entre elas, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Centro de Educação Tecnológica (Cetam), e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Sobre a SBPC

Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de Ciência e Tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, a SBPC é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas em CT&I.

Para outras informações acesse o site da SBPC aqui.

Rosa Doval – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *