Estudantes apresentam trabalhos na Jornada de Iniciação Científica da Embrapa
02/08/2012 – A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) realiza nos dias 1º e 2 de agosto sua 9ª Jornada de Iniciação Científica. Ao todo são quarenta trabalhos de pesquisa de estudantes de graduação que foram desenvolvidos no ciclo 2011-2012 em temáticas associadas às linhas de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pela Embrapa Amazônia Ocidental. As apresentações iniciaram nesta terça-feira (1º/08) às 8h30, no Auditório Caiaué, da Embrapa (Km-29, Rodovia AM-010). A atividade encerra na quinta-feira (02/08) às 12h.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Para desenvolver as pesquisas os alunos de graduação são orientados por pesquisadores (mestres e doutores) e se inserem em temas que contribuem para algum aspecto dentro de projetos de pesquisa maiores voltados para agricultura, aquicultura, silvicultura e caracterização da biodiversidade amazônica, entre outros temas.
Os estudantes que participam do Programa de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental recebem bolsas de apoio financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O Programa é coordenado pelo Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários da Embrapa (Cibe) e se destina ao incentivo à formação de novos pesquisadores, com foco na participação ativa de alunos de graduação em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada.
Na abertura do evento, na terça-feira, o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Amazônia Ocidental, Celso Azevedo, destacou a importância dessa iniciação e que é gratificante o fato da Embrapa Amazônia Ocidental contribuir nos últimos nove anos na viabilização dessa oportunidade para estudantes que ingressam na pesquisa científica.
O pesquisador Ronaldo Moraes, presidente do Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários da Embrapa (Cibe), ressaltou que esta fase com a apresentação final do trabalho de iniciação científica, após um ano de atividades vem demonstrar não só o domínio do tema que pesquisa, mas principalmente o quanto os alunos aprenderam em seu treinamento no método científico, o que permitirá enveredar por outros temas e abrir caminhos para a pós-graduação.
As apresentações na Jornada de Iniciação Científica são avaliadas por uma banca formada por pesquisadores que dá aos alunos um parecer e orientações para melhorar seu trabalho. Após as apresentações será anunciada a premiação ao melhor trabalho de iniciação científica do ciclo 2011-2012.
Para ver a relação dos títulos de projetos apresentados acesse:
Fonte: Síglia Regina – Embrapa Amazônia Ocidental