Estudantes aprimoram conhecimentos por meio de pesquisa


02/08/2010 – Resgatar a história do bairro Nossa Senhora de Fátima por meio da oralidade, junto aos antigos moradores, é objetivo de estudantes da Escola Estadual Osmar Pedrosa, localiza na Cidade Nova, zona norte.

 

O projeto “Além da escola: História e mapa sócio-cultural do bairro Nossa Senhora de Fátima” teve início em junho e deve ser finalizado em novembro deste ano. A pesquisa é uma entre as dezenas que estão sendo desenvolvidas na quarta edição do Programa Ciência na Escola (PCE), realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) em parceria com as secretarias Estadual (Seduc) e Municipal (Semed) de ensino. 

 

/A pesquisa é coordenada pelo professor de História Rosivaldo da Fonseca Moreira, e vai receber investimentos de cerca de R$ 4,8 mil. De acordo com o coordenador do trabalho, o projeto faz parte de um resgate sobre a origem do espaço por meio de entrevistas com as pessoas que o constituíram. “Esperamos produzir um histórico do bairro e também um levantamento sócio-cultural do lugar, expondo as necessidades do espaço e socializando produções que ele oferece”, garantiu.

 

O coordenador afirma que o bairro foi escolhido pelo fato de muitos estudantes da escola morarem no local e desconhecerem sua própria origem. “A maioria dos alunos da Escola Estadual Osmar Pedrosa vivem nesse bairro, e por incrível que pareça desconhecem a sua fundação. O pior é que a maioria dos bairros da zona Norte de Manaus não têm suas origens documentadas em nenhuma obra, o que é muito ruim”, observou. 

 

Importância do projeto

 

Segundo Moreira, os alunos estão aprendendo a trabalhar com o espaço urbano. “Os estudantes verificam como as pessoas se apropriam de um lugar, modificando-o de acordo com suas necessidades, sendo essas modificações impactantes ou não ao meio em que se encontram”, esclareceu.    

 

Etapa do projeto

 

A primeira etapa da pesquisa já está sendo realizada por meio de coleta de dados. “Através de pesquisas em acervos de jornais e  órgãos que gerenciam esses espaços (SUHAB, IBGE e etc.) os alunos estão buscando informações oficiais”.

 

/Durante as entrevistas com os moradores, as quais também já estão sendo realizadas, os alunos fazem um mapeamento da área e resgatam fotos antigas doadas pelos moradores. “Os alunos aplicam um questionário aos moradores que vivem há mais tempo no local e coletam informações sobre a origem da invasão até o desenvolvimento do bairro nos dias de hoje”. 

 

O professor afirmou que os estudantes estão gravando todos os depoimentos para serem transcritos e utilizados como base nos textos que irão elaborar no final do projeto de pesquisa.

 

Sobre o PCE

 

O Programa Ciência na Escola (PCE) é uma ação criada pela FAPEAM com objetivo de estimular a participação de professores e estudantes da rede estadual e municipal de ensino público no Amazonas em projetos de pesquisa científica e tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas.

O programa tem se mostrado uma estratégia bem sucedida na formação de pesquisadores ainda na fase escolar e conta com a parceria das secretarias estadual (SEDUC) e municipais de ensino (SEMED).

 

Foto 1 – Melhorias mudam a cara do espaço (Foto: Divulgação)

Foto 2 – Moradores antigos ajudam a reconstituir a história do bairro (Fotos: Divulgação)

 

 

Vanessa Leocádio – Agência Fapeam

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