Estudantes colombianos conhecem pesquisas de aquicultura na Embrapa


Os estudantes colombianos cursam Medicina Veterinária e Zootecnia e estão na fase de aprofundar o conhecimento em aquicultura. O grupo está realizando intercâmbio no Amazonas, visitando instituições de pesquisa, universidade e produtores

Estudantes colombianos conhecem pesquisas de aquicultura na Embrapa

Um grupo de alunos e professores do Instituto de Aquicultura da Universidade de los Llanos (IALL), da Colômbia, em intercâmbio no Amazonas, conheceu, nesta semana, as pesquisas da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) na área de piscicultura.

O grupo assistiu a uma palestra da pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental, Fernanda Loureiro Almeida O’Sullivan, que explicou sobre a estrutura nacional da Embrapa e como é a atuação da Unidade sediada em Manaus, com enfoque nas pesquisas em piscicultura. Após a palestra, a pesquisadora apresentou aos estudantes alguns dos laboratórios e experimentos.

Os estudantes colombianos cursam Medicina Veterinária e Zootecnia e estão na fase de aprofundar o conhecimento em aquicultura. O grupo está realizando intercâmbio no Amazonas, visitando instituições de pesquisa, universidade e produtores.

Na área de piscicultura, uma equipe de seis pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental desenvolve trabalhos em sistemas de produção, sanidade de peixes, reprodução e nutrição.  Os estudos envolvem também pesquisadores de outras que áreas que interagem com a piscicultura.

Além destes, são envolvidos diretamente quatro alunos de Doutorado, dois alunos de Mestrado, nove estudantes de graduação em iniciação científica, e dois bolsistas de apoio técnico. Os trabalhos são voltados prioritariamente para três espécies: o tambaqui (Colossoma macropomum), matrinxã (Brycon amazonicus) e pirarucu (Arapaima gigas).

A professora da Universidade de los Llanos, Martha Yossa disse que na graduação e pós-graduação em seu Instituto na Colômbia se consulta bastante as publicações geradas pelas pesquisas da Embrapa, por isso o interesse em conhecer de perto o trabalho realizado pela empresa de pesquisa. “A Embrapa é referência, consultamos as publicações e fazemos muito uso delas. Quando pensamos em vir ao Amazonas, Embrapa não podia ficar de fora”, disse Yossa.

Instituto da Universidade de los Llanos fica situado na cidade de Villavicêncio, capital do departamento de Meta, região dos Llanos Orientales. Yossa destacou que o Instituto dá ênfase na pesquisa com espécies nativas da bacia do Orenoco, que tem muitos aspectos em comum ou similares com a bacia Amazônica.

Leia a matéria completa

Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *