Estudantes da rede pública encenam preocupação com o meio ambiente


 

A devastação do meio ambiente pelo homem foi retratada neste fim de semana  por um grupo de estudantes da Escola Municipal Marechal Cândido Rondon, na Estrada do Tarumã, zona Oeste de Manaus,  por meio do projeto de iniciação científica “Teatro na Escola”.

O trabalho é fruto de um esforço conjunto, desenvolvido em quatro anos de trabalho e muito ensaio. Realizada com o apoio do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a peça infantil “Sai pra lá bicho homem!”,  mostra um pouco sobre a relação do homem com a natureza, ressaltando os impactos negativos da degradação ambiental e os efeitos devastadores para a Terra.

Na ocasião, o grupo encenou para a plateia presente os principais problemas do crescimento urbano sem planejamento e dessa forma promoveu a conscientização da comunidade sobre o tema.

A coordenadora do projeto, Moira Rolim Nunes, disse que a diversidade de atividades oferecidas no projeto é o grande diferencial. “Além do teatro, assim que as crianças chegam, realizamos exercícios de alongamento, atividades lúdicas e recreativas, leitura em grupo e finalmente a idealização e construção de toda peça. É extremamente importante que eles se sintam parte integrante de todo processo”, afirmou a professora.

Segundo ela, atualmente o projeto "Teatro na Escola" envolve cerca de 35 jovens, divididos a partir da 3ª série do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio.

 

 

Para a aluna da 8ª série do ensino fundamental, Bianca Silva, a conscientização é primordial para a preservação do meio ambiente. “Já que não podemos preservar mais ainda, resolvemos fazer essa peça para conscientizar os outros alunos e a comunidade”, disse.

De acordo com a representante da Fapeam no evento, Nelise Galvão, projetos como esse incentivam o aluno a participar das atividades em sala de aula. “Os projetos teatrais desenvolvem a criatividade, a desinibição, o senso de responsabilidade e fazem com que a criança se sinta parte integrante de uma comunidade”, disse. 

 

 

 

 

 

O Programa Ciência na Escola (PCE) foi criado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com as Secretarias Estadual (Seduc) e Municipal (Semed) de Educação,  e tem o objetivo de fomentar e incentivar professores e estudantes do Estado do Amazonas para o ingresso na iniciação científica.

Nesta terceira edição, o PCE atinge 151 escolas da capital e 95 escolas do interior, com o aporte total de R$ 3,3 milhões. Ao longo das três edições, 1.600 crianças e adolescentes da rede pública de Manaus e do interior do Estado já foram beneficiadas.

 

Camila Carvalho – Agência Fapeam

 

 

 

 Sobre o PCE

 

 

 

src=https://www.fapeam.am.gov.br/adm/imgeditor/image/teatro.jpg
Momento da encenação da peça "Sai pra lá bicho homem!"

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *