Estudantes de Coari vão aprender mais sobre ciência na SNCT 2013
27/03/2013 – Estudantes do município de Coari, a 363 quilômetros de Manaus, poderão ampliar seus conhecimentos científicos na próxima Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2013), prevista para acontecer de 21 a 27 de outubro. O benefício é fruto do projeto ‘Ciência e Tecnologia no Ifam Coari’, coordenado pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam/Campus Coari), Valmir do Nascimento Seabra, que quer ampliar a divulgação da ciência e da inovação tecnológica para a população do interior do Amazonas.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O projeto foi um dos aprovados pelo Edital 018/2012 do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
As atividades serão desenvolvidas por meio de palestras; oficinas; feira de ciências; jornada técnico-cientifica com apresentações de trabalhos do Programa Ciência na Escola (PCE) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-JR); gincanas; concurso de fotografia voltado à temática da SNCT, minicursos e outras atividades que possibilitem a associação entre ciência e cotidiano.
"Pretendemos desmistificar a ideia de que pesquisa científica é uma atividade desenvolvida apenas por pessoas privilegiadas intelectualmente e economicamente. O projeto prima pela popularização da ciência, com atividades que valorizam o pensar e a criatividade dos participantes e, ao mesmo tempo, despertam nos discentes o interesse pelo conhecimento científico nas diversas áreas do saber", explicou Seabra.
O primeiro passo da ação será a divulgação do projeto para a comunidade e escolas dos ensinos Fundamental e Médio do município. A ação também pretende convidar professores das escolas públicas para participarem da SNCT 2013, com projetos na área das ciências exatas e da terra, da inovação tecnológica, artística e das ciências humanas.
Seabra comentou sobre o incentivo da FAPEAM à popularização da ciência. "Essa nova forma de planejar e executar ações voltadas para o desenvolvimento local torna a FAPEAM um instrumento potencializador das questões políticas locais, gerando autonomia e conhecimento voltados para a prática social do homem amazônico", disse Seabra.
Sobre o POP CT&I
O Programa de Apoio de Apoio à Popularização da Ciência,Tecnologia e Inovação, é uma iniciativa do Governo do Estado, via FAPEAM, que visa apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre ciência e tecnologia, em locais públicos, organizados por temas, campos ou áreas do conhecimento, voltadas para o público em geral, especialmente para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.
Para obter outras informações sobre o POP CT&I clique aqui.
Rosa Doval – Agência FAPEAM