Estudantes de iniciação científica são selecionados para intercâmbio em Portugal


Os bolsistas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) Vitor Gavirati e Milanna Ambrósio vão cursar um semestre de aulas na Universidade do Porto (Portugal). Eles foram selecionados pelo Programa de Bolsas Iberoamericanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2015.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Os acadêmicos cursam o sexto período do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam/Parintins). Eles embarcam para Portugal em fevereiro de 2016.

De acordo com Gavirati, o processo de seleção levou em conta a produção científica e o desempenho de cada um na universidade. “As pesquisas que desenvolvemos ajudaram porque foi a partir delas que a nossa produção teve um aumento significativo. Assim como o rendimento na graduação, isso contribuiu muito para que fôssemos selecionados”, afirmou.

As pesquisas

Sob orientação da professora Graciene Siqueira, os estudos tiveram início em 2013. Durante as pesquisas, os acadêmicos buscaram analisar a forma como a prática jornalística e os jornalistas são apresentados em filmes e seriados televisivos. De acordo os resultados preliminares, as produções ilustram teorias do jornalismo e discussões atuais sobre a profissão. Com isso, eles concluem que filmes e séries podem servir como recursos didáticos para o ensino de jornalismo na graduação.

A acadêmica Milanna Ambrósio enfatiza que, na ementa do curso de Ciências da Comunicação/Jornalismo da Universidade do Porto, diversos filmes aparecem como referências complementares, inclusive o filme “Chicago”, dirigido por Rob Marshall e analisado pelo bolsita Vitor Gavirati.

“As produções também criam e reproduzem estereótipos da nossa profissão. Por exemplo, nos filmes analisados, o jornalista aparece como um profissional cínico e que deseja subir na carreira a qualquer custo. Além disso, percebemos que boa parte das produções recentes tem apresentado uma visão mais crítica do jornalismo”, conta Ambrósio.

Os dados das pesquisas têm chamado atenção no meio acadêmico, o que despertou o interesse da editora Novas Edições Acadêmicas (NEA) para a publicação de um livro sobre a temática estudada. Para a professora e orientadora dos estudos, a proposta da NEA é interessante, uma vez que o grupo conversa a respeito da edição de um livro sobre o tema desde o início da pesquisa. “São trabalhos que trazem objetos de estudo inéditos e que, com certeza, vão contribuir com pesquisas sobre a representação da profissão jornalística. Certamente uma ótima oportunidade para eles, como pesquisadores, e para a FAPEAM que apoiou o desenvolvimento das pesquisas”.

Na opinião dos bolsistas, os estudos sobre a representação da prática jornalística na ficção devem continuar mesmo com o fim dos projetos de iniciação científica. “O trabalho em si é uma das formas de se analisar como a sociedade entende o jornalismo e observar esse tipo de representação. Como este é um vasto campo de pesquisa, pretendemos continuar os estudos ainda na graduação e no mestrado”, explica Gavirati.

Os filmes analisados durante a pesquisa foram ´Chicago´, dirigido por Rob Marshall, ´O Grande Milagre´, de Ken Kwapis e as séries ´A Vida Alheia´, produzida pela TV Globo, e ´The Newsroom´, exibida pelo canal americano HBO. A seleção desses produtos audiovisuais levou em conta o papel do profissional jornalista, com este ocupando papéis de destaque e não apenas de coadjuvantes.

Para Siqueira, o apoio da FAPEAM foi essencial principalmente para que os alunos pudessem se dedicar ao desenvolvimento dos trabalhos. “Os programas de apoio à pesquisa e a divulgação da ciência que a Fundação mantém contribuem em várias esferas, como a formação acadêmica do aluno, a consolidação da pesquisa nas universidades e mais ainda a divulgar o que estamos produzindo no interior”.

Rosa Doval- Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *