Estudantes descobrem a importância do uso sustentável de embalagens


06/01/2011 – O uso de embalagens plásticas ou de papel possui diversas utilidades no mercado, desde a proteção do produto até a conquista do consumidor. Todavia, um número expressivo destas embalagens não é reutilizado após o uso e a maioria jogada no lixo, sem a preocupação com o meio ambiente.

Atentos a essa problemática, um grupo de estudantes da Escola Estadual Marcantônio Vilaça, localizada na zona Norte de Manaus, iniciou uma pesquisa para verificar a importância destas embalagens no cotidiano escolar e no entorno da comunidade em que vivem.

Por meio do projeto “Universo das Embalagens”, coordenado pela professora Lílian Rodrigues da Costa Querino, os alunos buscaram sensibilizar os estudantes e funcionários da escola e a comunidade em geral para o uso sustentável das embalagens de plástico e de papel, com objetivo de serem reutilizadas na confecção de outros tipos de produtos.

Segundo a professora, o diferencial do estudo foi o emprego dos recursos  matemáticos, pois a pesquisa transformou a disciplina em algo mais atrativo e menos formal em sala de aula. “Desta forma, o aluno pôde participar do processo de aprendizagem da matemática de maneira mais prazerosa, percebendo-a como uma ciência acessível e de fácil entendimento”, explicou.

Pesquisa possibilitou outras descobertas

Além do processo de tratamento das embalagens de plástico e papel, o grupo de pesquisa descobriu, por meio de aplicação de questionários, algumas informações importantes relativas ao tema abordado.

Uma delas é que as embalagens influenciam muito na hora da compra de determinado produto, muitas das vezes até mais que o próprio preço. A outra descoberta é que existe um número bem reduzido de pessoas que leem as informações contidas nas embalagens, assim como aquelas que priorizam as embalagens biodegradáveis e atentam para os materiais utilizados em sua fabricação.

De acordo com Querino, são notáveis os efeitos significativos do estudo junto à escola, uma vez que, por meio da pesquisa, constatou-se a importância do uso “ecologicamente correto” das embalagens e da responsabilidade dos indivíduos com o meio ambiente. “É salutar pensarmos em construir um futuro melhor para todos”, destacou.

A professora ainda enfatizou que os resultados da pesquisa, apresentados no Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), fizeram os alunos refletirem sobre os componentes curriculares da matemática, das ciências da natureza e das tecnologias, não somente dentro das salas de aulas, como também no cotidiano da comunidade.

Edital para PCE/2011 já se encontra aberto

O Programa Ciência na Escola (PCE) é realizado a partir de uma parceria entre a FAPEAM e as secretarias de educação estadual e municipal. Consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.

Quer saber mais sobre os editais da FAPEAM e do PCE/2011? Acesse www.fapeam.am.gov.br

Redação: Dalva Berquet 

Edição: Fábio Guimarães – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *