Estudantes do Amazonas participam da Olimpíada Gênios 2014, nos EUA


07/05/2014 – Um gerador de energia, voltado às comunidades ribeirinhas, de baixo custo e que não necessita de combustível, será o projeto a representar o Brasil e o Amazonas na Olimpíada Gênios 2014, em Nova York (EUA). Denominado ‘Sistema Hidráulico Gerador de Energia’, a pesquisa foi desenvolvida por duas estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), sob a coordenação do professor Diego Câmara Sales.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O apoio da FAPEAM, conforme Daniele Silva, tem sido fundamental para que os estudantes amazonenses ganhem espaço em congressos científicos no Brasil e fora dele. (Foto: Divulgação/Ifam)

Conforme Daniele Silva, o protótipo que utiliza uma bicicleta, um alternador e uma bateria, quando submerso no rio movimentará os pedais, e com isso, irá gerar energia para abastecer a casa dos moradores. “Nas comunidades ribeirinhas mais distantes, o fornecimento de energia elétrica é feito através de um gerador movido a combustível, porém os moradores só conseguem de 4 a 8h diárias de luz elétrica. Nossa intenção é utilizar este equipamento para produzir energia limpa com suprimento elétrico de 24h”, destacou.  

O apoio da FAPEAM, conforme Daniele Silva, tem sido fundamental para que os estudantes amazonenses ganhem espaço em congressos científicos no Brasil e fora dele. “Teremos a honra de representar o País e o nosso Estado. Se não fosse o apoio dado pela FAPEAM nós não teríamos conseguido”, enfatizou.

Incentivar o conhecimento e a produção científica dos alunos do ensino Médio, conforme Diego Câmara, é um dos pilares da educação. Ele disse que o objetivo tem sido alcançado com a realização de projetos inovadores, nos quais os alunos têm mostrado potencial. A pesquisa foi apresentada na Feira de Ciência da Amazônia, no início deste ano.

Credencial

Há um ano, quando as estudantes ainda estavam terminando o ensino Médio, surgiu a oportunidade de criar um projeto de gerador de energia voltado às necessidades dos ribeirinhos. O produto gera energia por meio da correnteza dos rios, assim não necessita de outro combustível e é totalmente sustentável.

A equipe já possui o protótipo, que será apresentado no evento. O gerador terá a capacidade de prover energia para 3 a 5 casas, dependendo dos equipamentos utilizados nas mesmas. O custo médio do equipamento será em torno de R$ 1.000 a 1.500 reais. De acordo com o professor, o projeto pode ser ampliado.

 

Adriana Pimentel – Agência FAPEAM

Edição Luís Mansuêto

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *