Com apoio da Fapeam, estudantes da rede pública de Ensino são selecionados para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharias
Com orientação do professor de informática, Wadson Benfica, os seis estudantes criaram o “Boné para auxiliar na mobilidade de portadores de deficiência visual em vias públicas” e o “Tênis Inteligente para monitoramento do gasto calórico de acordo com quantidade de passo”
Dois projetos de pesquisa desenvolvidos com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) por estudantes da rede estadual de Ensino do Amazonas serão apresentados na 14ª edição da Feira Brasileira de Ciência e Engenharias (Febrace), que ocorre em março de 2016, em São Paulo.
Os projetos de pesquisa foram desenvolvidos no âmbito do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos e Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias) Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Petrônio Portella, situado na Zona Centro-Sul de Manaus.
Com orientação do professor de informática, Wadson Benfica, os seis estudantes e bolsistas do Pró-Engenharias da Fapeam criaram o “Boné para auxiliar na mobilidade de portadores de deficiência visual em vias públicas” e o “Tênis Inteligente para monitoramento do gasto calórico de acordo com quantidade de passo”.
Criatividade e determinação são os fatores que impulsionaram os jovens cientistas na concepção das ideias inovadoras. No projeto, os estudantes utilizaram peças do vestuário usadas diariamente pela população e as transformaram em instrumentos que auxiliam no bem estar e saúde das pessoas, independente de qualquer adversidade imposta.
Além dos dois projetos da rede pública de Ensino, outros quatro de instituições privadas e um de instituto federal representarão o Estado na feira nacional.
Sobre a Febrace
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista que todo ano realiza na Universidade de São Paulo (USP) uma mostra de projetos. A feira assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico nas diferentes áreas das Ciências e Engenharias.
Sobre o Pró-Engenharias
O Programa visa fomentar o desenvolvimento da área de Engenharia, estimulando estudantes do Ensino Médio a seguirem carreira acadêmica e profissional na área por meio de atividades orientadas em escolas da rede pública estadual de ensino com sede em Manaus.
Francisco Santos / Agência Fapeam