Estudantes do ensino médio utilizam tecnologias para melhorar a educação


02/07/2012 – Tecnologia da Informática e Comunicação (TIC), é um conjunto de tecnologias que ajudam a reunir e difundir, por meio de recursos tecnológicos, várias informações. Nesse sentindo, por que não usar estes recursos tecnológicos em sala de aula?

O projeto ‘As Tic’s na Escola: novos ambientes de aprendizagem’, recebeu apoio do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) e levou para os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Aparecida, zona Sul  de Manaus, uma nova forma de difundir conhecimentos adquiridos em sala de aula com interatividade.

O professor e coordenador do projeto, Sergio Carvalho de Lima, contou com a participação de um apoio técnico e uma equipe de quatro alunos do ensino médio para sua realização.

Metodologia

O projeto se difundiu na escola por meio de palestras, oficinas, levantamento bibliográfico, coleta de dados, questionários, debates e painéis temáticos. Tudo  para que os alunos ficassem cientes da existência do projeto e seus benefícios.

/De acordo com o coordenador, o objetivo era fazer com que professores e alunos pudessem dar uma dinâmica a mais no aprendizado. "Todas essas novas tecnologias que hoje temos são presentes no dia a dia dos jovens e adultos. Por isso elas foram usadas na escola de modo que o aprendizado fosse melhorado. Então nós buscamos sensibilizar a todos e estimular a conhecerem e passarem a usar com mais frequência recursos como notebooks, computadores e data show", explicou.

Segundo estudante e bolsista do PCE, Marcio de Oliveira, seu desempenho na escola mudou completamente a partir da sua entrada PCE. "Entrei no projeto e vi meu desempenho escolar mudar, passei a melhorar também minha convivência na escola. Uma pena mesmo é que não poderei mais fazer parte desse projeto, mas fico feliz em saber que outros alunos se interessaram e querem agora fazer parte de um projeto de Iniciação Científica."

Apoio FAPEAM

De acordo com o coordenador, a intenção é dar continuidade ao projeto, que necessita do apoio da Fapeam e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

"Esse trabalho vem para mostrar que agora os alunos estão procurando fazer parte  dos próximos trabalhos de pesquisa. A instituição me deu a possibilidade de investir nos alunos. Agora vejo, que as notas dos alunos que fazem parte do projeto melhoraram interferindo positivamente na nota dos demais alunos. Estou muito feliz com o resultados obtidos até o momento", contou Lima.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE) é um programa do Governo do Estado, executado pela FAPEAM que visa difundir a ciência e promover o interesse dos jovens pelo mundo científico. Para isso, o programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio do Amazonas. Conta com apoio das secretarias Estadual (Seduc) e Municipal de Ensino (Semed).

Redação: Rafaela Vieira

Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *