Estudo aborda a utilização da música com estudantes surdos
05/02/2013 – Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) pretende contribuir para o trabalho entre os professores e alunos surdos do Ensino Fundamental. O trabalho intitulado ‘Musicalidade dos surdos: Diálogos e Divergências acerca da música no espaço escolar’ foi desenvolvido pela estudante de Pedagogia, Marcya Gabryelle Freitas dos Santos sob a orientação da professora mestre em Educação, Rosejane da Mota Farias.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O estudo buscou, por meio de pesquisa bibliográfica, investigar como os teóricos concebem o ensino de música e musicalidade com estudantes surdos, considerando os diálogos e as divergências acerca de suas especificidades e/ ou diferenças.
A pesquisa destaca a importância de se compreender que os surdos possuem cultura, língua e identidade diferentes, bem como jeito próprio de apreciação da música.
O trabalho foi apresentado no 21º Congresso de Iniciação Científica (Conic) realizado em dezembro do ano passado, na Ufam.
Marcya Santos foi bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), uma iniciativa do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Sobre o Paic
Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
Ouça a reportagem completa, clique aqui.
Manoela Moura – Rádio com Ciência
David Simplício – Edição de Áudio
Agência FAPEAM