Estudo analisa a qualidade dos serviços no Festival Folclórico de Parintins


Os festivais folclóricos nasceram com objetivo de contar parte da história de um povo. Em Parintins, anualmente, o município ganha destaque nacional por conta da realização do Festival Folclórico que mistura a cultura indígena com a tradição junina do bumba-meu-boi do Maranhão.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Muitas das vezes comparado com outro grande evento cultural do País – o carnaval do Rio de Janeiro – o festival folclórico de Parintins-AM recebe um considerável volume de turistas durante o evento. Esse grande número de visitantes instiga os pesquisadores a refletirem sobre os diversos impactos oriundos da festa e a oferta de serviço é um deles. Sendo assim, como o Festival Folclórico de Parintins pode alcançar níveis satisfatórios de qualidade nos serviços utilizando-se dos atributos de qualidade de outro evento com padrão de excelência, de acordo com o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro? Para responder esta questão, a mestranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ana Paula Araújo Maciel, está desenvolvendo o projeto de pesquisa ‘Festival Folclórico de Parintins-AM: Análise dos atributos de qualidade dos serviços em eventos.

A pesquisadora pretende analisar os atributos da qualidade dos serviços utilizados no Festival Folclórico de Parintins – AM, com fins de alcance de um padrão de excelência comparando-o com o Desfile das Escolas de Samba – RJ. Por ser tratar de comparação dos atributos de qualidade dos serviços nos festivais ou festas populares, a metodologia utilizada por Maciel foi a da técnica Momento da Verdade, ou seja, o experimento de cada etapa do ciclo de um serviço, que permite a percepção da relação entre fornecedor e cliente.

“Fui ao carnaval do Rio de janeiro e ao Festival de Parintins em 2015 fazer entrevistas, tanto com as associações artísticas e folclóricas quanto com os órgãos responsáveis pelo planejamento, organização e execução dos eventos, bem como o público presente também. Atualmente estou compilando os dados e finalizar a dissertação”, disse a pesquisadora.

No espetáculo a céu aberto, em formato de ópera, os bumbás Garantido e Caprichoso, traduzem em suas apresentações a cultura dos povos da floresta. (Foto: Alfredo Fernandes/Agecom)

No espetáculo a céu aberto, em formato de ópera, os bumbás Garantido e Caprichoso, traduzem em suas apresentações a cultura dos povos da floresta. (Foto: Alfredo Fernandes/Agecom)

O estudo está sendo desenvolvido desde 2014 com aporte financeiro do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados do Estado do Amazonas (RH Mestrado/ Fluxo Contínuo).  A previsão é que a pesquisa finalize em 2016 com divulgação dos resultados no mesmo ano.

Sobre o festival

De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, realizado durante três dias no mês de junho, é considerado um dos maiores eventos populares da região Norte do País. A festa, organizada pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Parintins e demais órgãos do Estado do Amazonas, atrai, em média, 70 mil turistas por ano com a movimentação de recursos na ordem de R$ 10 milhões por ano

O Festival iniciou em 1965 e, durante muitos anos, foi organizado pela própria população de Parintins, segundo o MTur. No espetáculo a céu aberto, em formato de ópera, os bumbás Garantido e Caprichoso, traduzem em suas apresentações a cultura dos povos da floresta nos versos das toadas e nos detalhes dos adereços produzidos por artistas amazonenses.

Camila Carvalho – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *