Estudo, apoiado pelo Governo do Amazonas, analisa desenvolvimento de jovens estudantes do ensino superior


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Analisar os diferentes motivos que influenciam na permanência de jovens estudantes no Ensino Superior é o objetivo de uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa Humanitas – CT&I Fapeam, edital nº 005/2022.

Coordenado por Iolete Ribeiro da Silva, doutora em Psicologia e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o estudo aponta a importância da construção de uma formação científica e profissional que atenda a diferentes demandas.

A pesquisadora explica ser relevante escutar os estudantes, especialmente os jovens, para compreender as características de suas experiências para a permanência na universidade.

“As políticas institucionais de apoio à permanência estudantil precisam avançar na compreensão da subjetividade juvenil, das interpretações de si e do outro, como elemento importante para construir uma compreensão mais global e complexa dos desafios ‘desenvolvimentais’ enfrentados por eles e elas”, ressaltou.

O projeto surgiu a partir de duas constatações: o debate sobre a saúde mental de jovens estudantes e a necessidade da formação em nível superior que reconheça as múltiplas identidades, diversidades e o contexto sociocultural amazônico.

De acordo com Iolete Ribeiro, pensar em um ambiente de ensino plural e promover a autonomia durante o processo de aprendizado é parte da função social da universidade. Intitulada “Itinerários e condições de desenvolvimento de jovens estudantes do ensino superior: desafios para a permanência”, a pesquisa reúne dados científicos que podem ser aplicados a setores de organização das universidades, em protocolos relacionados ao acolhimento e ao acompanhamento estudantil.

“Quando as políticas de permanência são construídas a partir de uma análise das condições de vida dos/as jovens e da compreensão da complexidade de suas demandas de apoio pode-se contribuir para a permanência”, pontuou.

Entre os métodos utilizados estão entrevistas individuais e grupos focais. Foram ouvidos jovens estudantes do ensino superior da Ufam, do campus de Manaus, de Parintins (distante 369 km da capital), de Humaitá (distante 590 km) e de Benjamin Constant (distante a 1.121 km), bem como no campus da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Tabatinga (distante a 1.108 km). As conversas registradas aconteceram em dois momentos com os mesmos participantes, com intervalo de seis meses.

O estudo buscou compreender os meios formativos e condições de vida dos estudantes, bem como o nível de participação e protagonismo no contexto escolar, com o propósito de identificar como a universidade pode se articular para responder a essas demandas, promovendo o enfrentamento da desigualdade social.

Programa Humanitas – CT&I Fapeam

O Programa inédito financiou atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, na área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Sociais Aplicadas, que possam auxiliar no desenvolvimento da área de humanidades e linguística, com vistas a produzir conhecimentos inovadores e fornecer contribuições efetivas para solução de problemas amazônicos.

Texto: Kevin Moraes (Decon/Fapeam)

Foto: Acervo da pesquisadora Iolete Ribeiro da Silva

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