Estudo aponta perfil de pacientes com câncer de pele da FCecon
26/03/2013 – Um estudo desenvolvido na Fundação Centro de Controle em Oncologia do Amazonas (FCecon) foi desenvolvido com o intuito de contribuir com pesquisas relacionadas ao câncer de pele. O trabalho intitulado ‘Perfil Epidemiológico de Cânceres de Pele não melanona e melanona no período de 2004 a 2010 na Fundação Centro de Controle em Oncologia do Amazonas’ foi realizado pela estudante de Medicina Lívia Sampaio Pereira, da Universidade do Estado do Amazonas, sob a orientação do professor dermatologista Fábio Francesconi.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O resultado apontou que o câncer de pele é mais comum em homens. A profissão com a maior incidência dos casos é o agricultor e a idade com mais diagnósticos da doença varia entre 60 e 69 anos.
O trabalho foi apresentado durante a 1ª avaliação parcial do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic-2012/2013) realizada nos dias 21 e 22 de março na FCecon. Lívia Pereira teve o apoio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), uma iniciativa do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Câncer de pele melanoma e não melanoma
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele melanoma é um tipo de doença que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos. O melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas do órgão, apesar de ser o mais grave devido a sua alta possibilidade de metástase.
Já o câncer de pele não melanoma apresenta altos percentuais de cura se for detectado precocemente. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade.
O câncer de pele é o mais comum no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil.
Sobre o Paic
O programa apoia, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
Ouça a reportagem completa, clique aqui.
Manoela Moura – Rádio com Ciência
David Simplício – Edição de Áudio
Agência FAPEAM