Estudo avalia a formação do professor de Inglês do Parfor


 

04/11/2010 – Avaliar um conjunto de módulos pedagógicos na prática dos professores de Língua Inglesa do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) é o objetivo da pesquisadora Marta Faria e Cunha Monteiro, doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Com o projeto “Avaliação de um programa baseado em tarefas elaborado para a formação pedagógica do professor de inglês: um estudo de caso”, Monteiro pretende elaborar um conjunto de módulos pedagógicos para desenvolver conhecimentos metodológicos e linguístico-comunicativos dos professores, investigando ainda se o Parfor provoca mudanças qualitativas de comportamento da prática pedagógica.

 

De acordo com  Monteiro, a pesquisa será desenvolvida por meio de um estudo e terá como instrumentos de coleta dois questionários, sendo um  do perfil e o outro de caráter investigativo do fazer pedagógico dos professores, além de  entrevistas virtuais, diários de aula e gravação de aulas em vídeo. “A intenção é estudar as mudanças qualitativas do programa Parfor, buscando os resultados na formação desses profissionais no Estado do Amazonas”, disse.

 

Parfor deve atingir mais de 300 mil professores

 

Segundo dados do Ministério da Educação do Brasil (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, no Brasil há mais de 300 mil professores da educação básica pública sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases (LDB/96).

 

/De acordo com Monteiro, para oferecer formação a esses professores, o MEC instituiu o Parfor, direcionado aos profissionais que atuam na Rede Pública Estadual e Municipal.

 

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é uma das Instituições de Ensino Superior responsáveis pela formação desses professores. Nela, são ofertadas vagas nas modalidades de 1ª e 2ª licenciaturas para diversos cursos, entre eles o de Letras – Língua Inglesa.

 

As disciplinas do Parfor estão sendo ministradas desde janeiro de 2010 com intuito de formar professores nos municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Parintins e Manaus.

 

Pesquisa faz parte do RH – Interinstitucional da FAPEAM.

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Amazonas (RH-INTERINSTITUCIONAL) disponibilizou recursos financeiros na ordem de R$ 28,7 mil para a execução da pesquisa.

 

Este programa consiste em apoiar, com bolsa de curta duração, alunos de mestrado e doutorado formalmente matriculados em curso de pós-graduação fora de sede ofertados em Manaus e credenciados pela Capes, para desenvolvimento de atividades acadêmicas em instituições parceiras.

 

Anamaria Leventi e Fábio Guimarães – Agência Fapeam

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