Estudo avalia ferramenta de previsão do tempo


 

16/08/2010 – Na área da Meteorologia, são várias as ferramentas ou softwares utilizados na elaboração mensal de previsões climáticas sazonais (que ocorrem em determinadas épocas). Todavia, poucos são os estudos que avaliam o potencial de previsibilidade desses recursos. No Amazonas, uma pesquisa de iniciação científica, desenvolvida por estudantes de graduação, procurou verificar o potencial do software “Climate Predictability Tool” (CPT) na previsão do clima da região.

O estudo, realizado no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e desenvolvido pela estudante do curso de Meteorologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Gleycinara da Silva Maciel, objetivou adaptar o CTP para o prognóstico sazonal de temperaturas e chuvas na Amazônia Brasileira, utilizando como base as induções das temperaturas da superfície do mar (TSM) registradas nos oceanos vizinhos, por meio de mapas auxiliares de prognóstico climático.

A pesquisa contou com o aporte financeiro do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Resultados

/Sob coordenação dos mestres em Metereologia, Renato Cruz Sena e Ana Cleide Nascimento Bezerra, a estudante verificou qual dos três métodos disponibilizados pelo CTP denominados “Análise de correlação canônica”, “Regressão de componentes principais” e “Regressão linear múltipla” melhor se correlacionava com os conjuntos de dados existentes, como o registro da temperatura da superfície do mar e dos oceanos vizinhos com as chuvas ocorridas na Região Amazônica, nos últimos 30 anos.

O método escolhido para a pesquisa foi "Análise de correlação canônica", por apresentar melhores índices de correlações, ou seja, maior proximidade nos resultados.

De acordo com Maciel, as temperaturas superficiais dos oceanos adjacentes, de forma geral, mostram-se bons indutores das condições de precipitação sobre a Amazônia Brasileira. A estação chuvosa apresenta maior potencial de previsibilidade devido à observação de maiores coeficientes de correlação entre os valores observados de precipitação e as temperaturas superficiais dos oceanos.

A pesquisa revelou o potencial do CTP para análises mais objetiva das condições oceânicas vizinhas, podendo também serem aplicadas técnicas para selecionar ou construir conjuntos de informações provenientes dos oceanos, agrupando-as para destacar seus resultados e, desta forma, contribuir de modo significativo para os objetivos propostos pelo Censipam.

Para a estudante, participar da pesquisa foi muito relevante, pois quanto mais pesquisas e informações for possível obter sobre o clima da nossa região, melhores serão “os produtos”, como as previsões climáticas, alerta meteorológico entre outras informações geradas para a sociedade.

“Isso contribui para minimizar os prejuízos de possíveis períodos de grandes cheias ou de períodos secos que porventura possam ocorrer na Amazônia”, observou.

 

Sobre o Paic

 

O Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

 

Carlos Fábio Guimarães – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *