Estudo contribui para criar políticas de preservação do patrimônio histórico de Manaus
29/04/2013 – Em um passeio pelo centro de Manaus é fácil perceber a falta de conhecimento da população sobre os monumentos históricos presentes em praças, ruas e fachadas. Para contribuir com a construção de políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio público na cidade, a doutoranda em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Maria Evany do Nascimento, está desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre o assunto.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Intitulado ‘Do Discurso à Cidade: Políticas de Patrimônio e a Construção do Espaço Público em Manaus’, o estudo tem como objetivo debater as políticas de patrimônio existentes no Brasil para aplicá-las a realidade local.
"A cidade é dinâmica e o patrimônio público nos auxilia a relatar momentos da história e de que forma nos relacionamos com a cidade", disse.
O trabalho está sendo desenvolvido desde 2010, com financiamento do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-Doutorado Fluxo Contínuo).
Clique aqui e conheça a pesquisadora Maria Evany do Nascimento.
Resgate histórico
Em março deste ano, a pesquisadora lançou o livro ‘Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus’, também fruto de um projeto de pesquisa.
Nascimento informou que a pesquisa começou durante um projeto de iniciação científica em 1997, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e que estava guardado à espera da publicação.
"No ano passado, retomamos a ideia por conta do interesse no centro histórico por parte do poder público e da população", contou.
Na obra, Nascimento relata detalhes da história de 130 peças e monumentos históricos da cidade datados do período de 1882 a 1995, passando pela época áurea da borracha, de 1882 a 1906, e do período em que começaram a homenagear personalidades, 1930 a 1995.
O livro contém imagens das Praças Dom Pedro II, Dom Bosco, da Matriz, Heliodoro Balbi, Adalberto Vale, Nossa Senhora Auxiliadora, do Congresso, São Sebastião e 5 de Setembro.
Nascimento informou que a intenção é que o livro auxilie na formação de jovens amazonenses. Ela explicou que o primeiro capítulo da obra é dedicado a uma pesquisa histórica de cada uma das peças. No segundo há um painel descritivo de todas as obras, no terceiro as esculturas são classificadas.
"Depois dessa catalogação, meu objetivo é que o livro chegue às escolas. Acredito que possa ser um material didático utilizado por professores e também pode servir para o turismo, já que conto parte da história das obras do centro", disse Nascimento.
Sobre o RH-Doutorado
Esse programa concede bolsas de doutorado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela CAPES em outros Estados da Federação nas áreas de Humanas, com exceção de Arqueologia; Exatas e da Terra; Agrárias; Sociais e Aplicadas; Engenharias, com exceção das engenharias Agrícola, Materiais, Metalúrgica, Naval, Química, Sanitária; Biológicas, com exceção de Farmacologia; Saúde; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar.
Camila Carvalho – Agência FAPEAM