Estudo identifica o vírus da hepatite em doadores de sangue no Amazonas
15/04/2013 – Uma pesquisa realizada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) pretende contribuir para a aprimoração da técnica de detecção de hepatite B na triagem de doadores. O trabalho intitulado ‘Prevalência do DNA do vírus da hepatite em doadores de sangue do Estado do Amazonas e sua relevância nas estratégias de triagem de doadores em áreas endêmicas’ foi desenvolvido pela farmacêutica e mestre em Patologia Tropical, Márcia Poinho de Morais.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O estudo foi voltado para os doadores do interior onde a doença é mais prevalente. Para identificar o DNA do vírus da hepatite B nas amostras de sangue coletadas foi utilizado o teste molecular, um meio mais avançado de diagnosticar o vírus nas pessoas, mas que ainda não é utilizado como regra nacional.
De acordo com a farmacêutica e doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Kátia Luz Torres, também uma das responsáveis pela pesquisa, o estudo contribui para o diagnóstico da doença. “Nosso estudo vai contribuir muito para essa discussão, do nível local ao nacional. A prevalência da hepatite B aqui na Região Norte é importante e precisamos aprimorar as técnicas de triagem dos doadores”, disse.
O trabalho foi apresentado no Seminário de Avaliação Final do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS – Edital de 2009) realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Sobre o PPSUS
Esse programa, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e CNPq, consiste em apoiar, com recursos financeiros, projetos de pesquisa que visem à promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na área de saúde no Estado do Amazonas.
Ouça a reportagem completa, clique aqui.
Manoela Moura – Rádio com Ciência
David Simplício – Edição de Áudio
Agência FAPEAM