Estudo mostra que mudança na cor nos camaleões é causada por reflexo da luz


Eles são verdadeiros mutantes, capazes de mudar completamente a cor da pele de acordo com a necessidade — seja se camuflar para fugir de predadores, seja assumir uma aparência vistosa e, assim, conquistar uma parceira. Por terem essa habilidade tão fascinante — e invejada —, os camaleões há muito tempo intrigam os cientistas, interessados em desvendar esse mecanismo.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Até recentemente, a explicação mais aceita era a de que a mudança de cor se devia à dispersão ou ao acúmulo de células da pele chamadas cromatóforos. Contudo, um estudo publicado na mais recente edição da revista britânica Nature Communications mostra que esse multicolorido surge graças a minúsculos cristais presentes no couro desses pequenos répteis.

O estudo surgiu quando os autores começaram a desconfiar da validade da explicação mais conhecida. “Percebemos que a interpretação geral não podia estar correta. De fato, os melanócitos (subtipo de cromatóforos) são células grandes, com extensões que permitem a deslocalização de grânulos de melanina. No entanto, eles não conseguem obter cores como o vermelho e o amarelo, por exemplo”, explica ao Correio Michel Milinkovitch, um dos autores do trabalho e pesquisador do Instituto de Biologia e Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Genebra, na Suíça.

Fonte: Correio Braziliense

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *