Estudo pretende criar estratégia de segurança nos serviços de hemoterapia do Amazonas
A dificuldade em encontrar bolsas de sangue compatíveis para pacientes que já receberam diversas transfusões, chamados de politransfundidos, levou o doutor em biotecnologia pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (FHemoam), Sergio Roberto Lopes Albuquerque, a desenvolver um projeto de pesquisa que tem por objetivo realizar a genotipagem dos principais grupos sanguíneos. A ideia é criar estratégias de segurança nos serviços de hemoterapia realizados no Amazonas.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A pesquisa será desenvolvida na FHemoam e no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio. O estudo vai contar com o financiamento do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS).
A proposta é intitulada ‘Estudo do impacto nas rejeições imunes em terapia celular dos sistemas Keel, Kidd, Duffy, MNS, Diego, Dombrock, Colton e YT no Hemocentro do Amazonas’. Segundo Albuquerque, a pesquisa consiste em realizar testes sorológicos, ou seja, a genotipagem dos principais sistemas de grupos sanguíneos em pacientes que receberam diversas transfusões de sangue.
“Vamos criar um banco de doadores raros com hemocomponentes congelados para que possam ser disponibilizados para pacientes politransfundidos do Amazonas, outros Estados e até países”, disse.
Durante o estudo, serão coletadas amostras de 300 pacientes hematológicos – de 300 gestantes atendidas na Fhemoam – e de 1 mil doadores de sangue. “Realizaremos a genotipagem dos principais sistemas de grupos sanguíneos para tipar o DNA de grupos sanguíneos pelo métodos de microarranjos, que permite genotipar um grande número de grupos sanguíneos ao mesmo tempo (técnica de micro array), acompanhando o projeto de banco de sangues raros do Ministério da Saúde (MS). Os doadores raros terão suas doações congeladas e armazenadas na FHemoam”, disse.
Edital
O pesquisador ressaltou que o PPSUS abriu caminho para o desenvolvimento da pesquisa. “Sem o apoio da FAPEAM seria muito mais difícil a realização desse projeto que, com certeza, trará também benefícios assistenciais à nossa população”, finalizou.
Além do pesquisador Sergio Roberto Lopes Albuquerque, mais três pesquisadores foram contemplados pelo edital FAPEAM/Deciti-MS/CNPq/Susam 002/2012 do PPSUS. São eles: Flor Ernestina Martinez-Espinosa, representando o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz/AM), com o projeto ‘Avaliação do controle pré-natal e do parto na rede pública de Manaus-Amazonas'; Felipe Gomes Naveca, também representando o Fiocruz/AM, com o projeto ‘Desenvolvimento e avaliação de metodologias simplificadas, com potencial utilização pela rede básica de saúde, para o diagnóstico molecular de agravos importantes na região Amazônica’ e Carolina Chrusciak Talhari Cortez, representando a Fundação Alfredo da Matta (Fuam), com o projeto ‘Utilização de técnicas moleculares para suporte ao diagnóstico de casos difíceis de hanseníase, monitoramento de contatos e discriminação entre recidiva e reação e detecção de mutações associadas à resistência medicamentosa’.
Os projetos buscam promover a formação e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Estado do Amazonas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Para o desenvolvimento das pesquisas, os contemplados contarão com um auxílio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), no valor de R$ 1,3 milhão.
Sobre o PPSUS
O programa é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde (MS), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Amazonas (Susam) e com o Governo do Estado do Amazonas, por meio da FAPEAM. O Programa consiste em apoiar, com recursos financeiros, projetos de pesquisa que visem à promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na área de saúde no Estado do Amazonas.
Para outras informações sobre o programa, clique aqui.
Para acessar a relação dos contemplados, acesse aqui.
Rosa Doval – Agência FAPEAM